Dayer vence etapa com final diabólico, Bernal rouba a geral a Nairo
Dia decisivo da Colombia Oro y Paz, ainda com tudo por decidir na classificação geral. Cedo se formou uma fuga numerosa, onde estavam nomes como Oscar Sevilla, Fernando Gaviria, Tao Geogeghan Hart, Lucas Haedo, Heiner Parra e Rodrigo Contreras.
A Movistar liderou, desde logo, a perseguição, já que a presença do veterano Oscar Sevilla na frente obrigava a um controlo apertado da fuga. Com o iniciar das subidas, a fuga foi-se dividindo. A 40 quilómetros do fim, Jarlinson Pantano tentou fazer a ponte para a frente de corrida mas sem sucesso.
Com mais de 18 quilómetros, a subida final prometia ser espectacular. Da fuga inicial, apenas restava Rodrigo Conteras, que formava a frente de corrida. A Movistar continuava a trabalhar e não parecia muito preocupada com a fuga, já que roubava as bonificações aos seus adversários.
Faltavam 3000 metros e Contreras ainda seguia na frente. Egan Bernal tentou pela primeira vez e fazia a ponte para Tao Hart, que estava na fuga. Parecia que Contreras ia para uma grande vitória, no entanto o ex-Quick-Step claudicou no último quilómetro, rebentando por completo. Dayer Quintana apareceu que nem uma flecha, ultrapassando Bernal, Sebastian Henao e, por fim, Contreras.
O mais novo dos irmãos Quintana conseguiu uma grande vitória. A 10 segundos chegou o duo da Sky, Egan Bernal e Sebastian Henao. Com o cronómetro a contar, Uran, o líder Quintana e Henao chegaram a 21 segundos, pelo que Bernal podia celebrar. O jovem ciclista da Team Sky vencia a 1ª edição da Colombia Oro y Paz, à frente de Quintana e Uran.