Alaphilippe dá a quarta consecutiva à Quick-Step
Finalmente chegava a montanha na Colombia Oro y Paz. Uma fuga numerosa formou-se rapidamente, com um total de 20 ciclistas a formarem a frente de corrida, entre os quais estava o líder Fernando Gaviria, Omar Mendoza e Cesar Paredes.
Com quase 3 minutos de vantagem máxima, a fuga foi-se desmembrando, sendo que Gaivira e Pares foram os últimos a serem alcançados pelo pelotão comandado pela Sky, EF Education First e Movistar. Carlos Quintero e Victor Languellotti ainda fizeram a ponte para a frente, no entanto 7500 metros da chegada, a escapada era alcançada.
Vários foram os ataques na subida, com nomes como Robinson Chalapud, Jhonatan Narvaez e Oscar Sevlla mas o grupo dos favoritos não deu hipóteses a ninguém. Já dentro do quilómetro final, a pouco mais de 500 metros do fim, o campeão colombiano Sergio Henao acelerou e apenas Nairo Quintana e Julian Alaphilippe conseguiram seguir o ciclista da Sky. Alaphilippe foi o único a ultrapassar Henao e conseguiu levantar os braços na chegada a El Tambo. No grupo da frente ainda chegaram mais Rigoberto Uran, Jhonatan Narvaez, Egan Bernal e Ivan Sosa.
Com esta vitória, Julian Alaphilippe é o novo líder, com 4 segundos de vantagem para Sergio Henao e 6 para Nairo Quintana, antes de nova chegada em alto.