Domínio da Quick-Step termina com vitória de Gaviria
Primeiro dia da primeira edição da Colombia Oro y Paz. A nova prova por etapas sul-americana arrancou com uma etapa plana de 99,9 kms a ser disputada no circuito de Palmira. Simon Pellaud, Rafael Montiel, Joanthan Clarke, Jetse Bol e Miguel Angel Rubiano formaram a fuga do dia, com a Quick-Step a assumir, desde cedo, o comando do pelotão.
Tudo se manteve tranquilo até à entrada da última volta. Aí, o pelotão acelerou, anulando a fuga, no entanto, a 5 quilómetros da chegada, aconteceu uma queda, onde ficaram Paolo Simion e Nairo Quintana. O colombiano recebeu, logo, a bicicleta do seu irmão Dayer, retomando a etapa.
O final foi dominado pela Quick-Step, com Alvaro Hodeg e Maximiliano Richeze a fazerem um lançamento perfeito para Fernando Gaviria. O arriscar nas curvas de aproximação à meta fez com que apenas Juan Sebastian Molano fosse o único a acompanhar os comandados de Patrik Lefevere. Quando entendeu, Gaviria saiu da roda de Richeze e conseguiu uma vitória fácil à frente de Molano, para ser o primeiro líder da prova colombiana. Richeze foi 3º, Malucelli 4º e Hodeg 5º, sendo que com isto a Quick-Step colocou 3 homens no top 5. Apesar da queda, Nairo Quintana chegou no pelotão.