Sam Crome vence etapa final do Herald Sun Tour; Ruben Guerreiro novamente 3º
- Camisola Amarela
- 4 de fev. de 2018
- 2 min de leitura

Etapa final do Herald Sun Tour, sendo esta a última competição do Oceania Tour, com Esteban Chaves na liderança e Ruben Guerreiro ainda à espreita do pódio. Início bastante atacado, com o pelotão a dividir-se em dois grandes grupos, ficando cerca de 30 elementos no primeiro pelotão.
A luta pela montanha animou a tirada, com Nathan Earle e Brad Evans a protagonizarem um excelente espetáculo, sendo que foi o ciclista da Israel Cycling Academy, Nathan Earle, a sair com esta classificação. Estes dois estiveram na fuga, acompanhados por Dylan Sunderland, Mads Pedersen, Cyrus Monk, Lasse Norman Hansen, Ian Bibby, Martijn Budding, Calvin Watson, Michael Vink e Angus Lyons.
A Mitchelton manteve sempre a fuga debaixo de olho e como a colaboração não era muita, à entrada da última voltado circuito de Kinglake, Sunderland, Pedersen, Hansen e Monk eram os resistentes na frente da corrida. A subida começava e a fuga era alcançada.
Aí, começava uma nova corrida, com a Mitchelton-Scott a comandar o pelotão subida acima. Primeiro foi Chris Harper a atacar, mas o australiano foi alcançado pelo ataque de Ruben Guerreiro. O campeão nacional voltou a tentar e levou Damien Howson consigo. Conseguiram ter alguma vantagem mas como Howson não colaborava estes foram alcançados no final da subida. No final, em ligeira descida, Cameron Meyer foi o primeiro a lançar o sprnit mas na sua roda estava Sam Crome que conseguiu ultrapassar o seu compatriota, alcançando a vitória mais importante da sua carreira. Ruben Guerreiro foi 3º.
Contas feitas, esta etapa em nada alterou a classificação geral, apesar das tentativas de Ruben Guerreiro. Esteban Chavex venceu, com 24 segundos de vantagem para Cameron Meyer e 39 para Damien Howson. Ruben Guerreiro foi 4º a apenas 2 segundos do pódio composto apenas por ciclistas da Mitchelton-Scott. Steele von Hoff levou a classificação por pontos, Nathan Earle a montanha, Dylan Sunderland a juventude e a Mitchelton-Scott ganhou coletivamente.