Valverde vence e lidera após ataque perfeito
Primeira etapa com alguma montanha na Volta a la Comunidad Valenciana, podendo-se fazer já alguma seleção entre aqueles que estão em Valência para ganhar ou apenas para rodar. A fuga formou-se ainda nem 10 quilómetros estão percorridos com Bryan Nauleau, Garikoitz Bravo, Mathias van Gompel, Jesus Alberto Rubio e Jon Ander Insausti a serem os escapados do dia.
6 minutos foi a vantagem máxima que a fuga teve, com o pelotão a ser sempre controlado pela LottoNL-Jumbo e Team Sky, sendo que por vezes a Movistar também aparecia na frente. A entrada para o El Garbi fez-se a grande velocidade, com a Team Sky a entrar a todo o gás. A fuga tinha apenas 1 minuto. Restavam 35 kms.
O espanhol Garikoitz Bravo, ciclista que mais pontuou nas contagens de montanha do dia, foi o último a ser alcançado. Depois de Vasil Kiryienka ter feito o seu trabalho, foi a vez de Michal Kwiatkowski entrar ao serviço. Diego Rosa foi o seguinte a entrar ao serviço, antes dos ataques de Alejandro Valverde e Jakob Fugslang.
O duo conseguiu passar na frente a contagem de montanha com cerca de 15 segundos para o grupo dos favoritos, reduzido a 25 ciclistas. Na descida, Luis Leon Sanchez fez a ponte entre o grupos dos favoritos e a frente de corrida.
BMC, LottoNL-Jumbo e Sky bem tentaram anular a fuga no entanto os 3 ciclistas conseguiram discutir a etapa entre si. Fuglsang fez a preparação do sprint, onde Valverde não deu hipóteses a Luis Leon Sanchez para conseguir a primeira vitória. O grupo dos favoritos chegou a 19 segundos com Giovanni Visconti a ser o primeiro à frente de Greg van Avermaet. Nesse grupo estavam todos os favoritos, incluindo Amaro Antunes.