Javier Moreno estreia-se em grande pela Delko-Marseille no Sharjah Tour
- Camisola Amarela
- 29 de jan. de 2018
- 2 min de leitura

A última semana foi recheada de ciclismo e na Península Arábica, não foi exceção à regra. O Sharjah Tour decorreu nos Emirados Árabes Unidos, e depois de 1 ano de interregno, a prova esteve melhor que nunca, com transmissão televisiva e uma lista de participantes com imenso valor.

Foram 4 dias que começaram com um contra-relógio individual, onde a Vital Concept logrou a primeira vitória, logo na estreia da equipa, foi Julien Morice a cumprir mais rápido os 10200 metros, 2 segundos à frente de Gaetan Bille e 4 segundos diante de Kris Boeckmans. Entre os trepadores foi precisamente Javier Moreno aquele que se desenvencilhou melhor, perdendo somente 18 segundos.

Houve 2 etapas a serem decididas num sprint em pelotão compacto, a 2ª e a 4ª, e ambas foram para Jakub Mareczko, que derrotou Bryan Coquard, impotente face ao poderio do italiano. O malaio Mohd Hariff Saleh completou o pódio na 2ª etapa e o lituano Aidis Kroupis foi 3º na tirada final.

A 3ª jornada foi a etapa rainha, 116 quilómetros com 4 contagens de montanha, a última delas de 1ª categoria, somente a 8 kms do final. A precisar de recuperar tempo, a Delko Marseille endureceu imenso a corrida, com Delio Fernandez a ser instrumental, trabalhando para Javier Moreno. A meio da última subida só restavam 9 ciclistas na frente e o número reduziu para 4 pouco depois. A vitória foi discutida entre esses 4, num sprint em ligeira subida, onde Salim Kipkemboi, ciclista queniano a representar a Bike Aid, conseguiu uma vitória histórica, à frente de Thomas Lebas, de Javier Moreno e no incansável Davide Rebellin. Javier Moreno passou para a liderança, com 23 segundos sobre Lebas e 35 sobre o seu companheiro Nikolay Mihaylov. Delio Fernandez era 7º.

Apesar da última etapa ser plana, ainda trouxe mexidas na classificação geral. É que houve uma queda a 2 kms do final e os organizadores decidiram não considerar a regra dos 3 kms finais. Javier Moreno ainda apanhou um susto enorme, mas conservou a liderança da classificação geral por uns meros 3 segundos sobre Lebas.
Nota positiva para a Delko Marseille, sem conseguir vencer etapas levam a classificação geral através de um ciclista que estava a fazer a estreia pela equipa depois de ser saído da Bahrain-Merida. A Vital Concept ganhou 1 etapa e liderou a prova, mas Bryan Coquard pareceu longe do seu melhor nos sprints contra Jakub Mareczko, que continua a dominar o calendário asiático. Delio Fernandez terminou no 10º posto da classificação geral após muito trabalho na etapa rainha.