Alexandre Geniez culmina com vitória excelente trabalho da AG2R La Mondiale
Marselha acolheu, no dia de ontem, o início da temporada de ciclismo em França, com a primeira prova da Taça do país gaulês. O GP La Marseillaise é já uma prova com muita tradição e onde algumas das grandes figuras deste país iniciam a sua época. Este ano foi o caso de Romain Bardet, Tony Gallopin, Lilian Calmejane, entre outros. 145 quilómetros para iniciar a época, numa prova com alguma dificuldade e com subidas decisivas perto da meta.
Uma fuga com nomes menos conhecidos formou-se logo no início da prova, sendo eles Evaldas Siskevicius, Dries De Bondt, Brecht Ruyters, Tom Dernies e Emiel Vermeulen, tendo obtido 6 minutos de vantagem máxima. AG2R La Mondiale e Direct Energie assumiram as despesas da corrida e a 30 quilómetros do fim a fuga era alcançada.
Aí começou o fogo-de-artifício, com Calmejane, Geniez e Gallopin a atacarem. Este trio ainda chegou a ter alguma vantagem, no entanto no final da última subida tinham a companhia de mais 6 ciclistas, com quem discutiriam a vitória na clássica. Romain Bardet, Tony Gallopin, Odd Christian Eking, o campeão espanhol Jesus Herrada, Guillaume Martin, Remy di Gregorio e Valentin Madouas conseguiram fazer a ponte.
A AG2R tinha a vantagem numérica e Gallopin e Bardet trabalharam em prol de Alexandre Geniez que no final rematou com a vitória. No sprint final, o francês derrotou o norueguês Odd Christian Eking, em estreia na Wanty-Groupe Gobert, e Lilian Calmejane. Jesus Herrada foi 4º e Guillaume Martin completou o top 5.