Wellens gosta mesmo da chuva e bisa no Trofeo Serra de Tramuntana
Primeiro dia mais duro no Challenge de Maiorca, com o Trofeo Serra de Tramuntana, prova que foi feita debaixo de chuva, tal como tinha acontecido no ano transato.
Muitas foram as tentativas de fuga até Sondre Holst Enger, Sindre Skjoestad Lunke, Jordi Simon e Elmar Reinders conseguirem fugir ao grande grupo e ter uma vantagem de cerca de 3 minutos. A Movistar decidiu pegar na corrida e pouco depois dos 50 quilómetros, a fuga era alcançada, com Enger a ser o último resistente.
A prova começou a ser endurecida pela Lotto-Soudal, reduzindo o pelotão a apenas 30 ciclistas. A certa altura, Alejandro Valverde, Gianni Moscon, Gianluca Brambilla, Gregor Mühlberger e Tim Wellens saíram do grupo para nunca mais serem alcançados.
Valverde fartou-se de atacar nas várias subidas do percurso e Mühlberger e Brambilla sentiam dificuldades, no entanto nas partes em descida conseguiam recolar. Na última subida, Valverde voltou à carga e os dois ciclistas já referidos voltaram a ficar para trás.
Numa pequena descida para a meta, Wellens forçou o ritmo e apenas Moscon conseguiu seguir o belga. No final, o ciclista da Lotto-Soudal levou a melhor, vencendo pelo segundo ano consecutivo o Trofeo Serra de Tramuntana. Gianni Moscon foi 2º e Alejandro Valverde 3º a já 24 segundos. O que restava do pelotão chegou a mais de 5 minutos, isto depois de terem desistido de perseguir, tendo sido encabeçado por Patrick Konrad.