Campeão argentino brilha no Alto del Colorado
Após o dia de descanso na Vuelta a San Juan era dia para a etapa rainha da prova argentina, com a chegada ao Alto del Colorado. Tanner Putt, Pablo Andres Alarcon, Daniel Juarez, Francisco Monte, Sergio Aguirre, Adrian Alvarado, Tosh Van Der Sande, Mauro Richeze, Mauricio Bielinski e Gerardo Tivani constituíram a fuga do dia.
No pelotão, Bora-Hansgrohe e Androni Giocatolli dividiam as despesas da perseguição. O vento que viria a aparecer na subida final também se fez sentir antes desta, partindo o pelotão e também a fuga, que não sobreviveu até à entrada da derradeira escalada.
No Colorado foi Juan Pablo Dotti a atacar, com Maximiliano Richeze a trabalhar para Cavagna e a apanhar o argentino. A seguir foram Gonzalo Najar e Jose Luis Rodriguez a saírem do grupo ambos da equipa SEP, Rodriguez fez o seu trabalho e descaiu, deixando Najar na frente. O campeão argentino chegou a ter 1:10, a 8 kms da meta, altura em que a Medellin de Oscar Sevilla acelerou o ritmo no pelotão, deixando em dificuldades Filippo Ganna numa subida com muito vento lateral. O pelotão ficou reduzido a 14 unidades.
A 4 kms da meta ficaram somente Oscar Sevilla, Roman Villalobos e Rodolfo Torres na perseguição a Najar, altura em que a diferença ainda era de 1:30. E mais ninguém conseguiu alcançar o campeão argentino, que até dilatou a vantagem para os rivais mais directos, logrando assim subir à liderança da classificação geral. Oscar Sevilla fez uma subida incrível e ficou a 1:58 minutos do argentino e Rodolfo Torres chegou a 2:05, no 3º posto. Joaquim Silva acabou a etapa em 34º a 5:31.