Já se sabe as equipas convidadas para o Giro 2018
A época de 2018 para as equipas Profissionais Continentais italianas ficou muito marcada pela tarde de 20 de Janeiro de 2018. Porquê? Porque a RCS Sport, entidade organizadora das principais provas italianas anunciou os convites para essas mesmas provas.
Foi no Giro que se concentravam as maiores atenções e para essa competição foram escolhidas a Israel Cycling Academy, a Bardiani-CSF e a Wilier-Triestina. A Isreal Cycling Academy acaba por ser a maior beneficiada da partida em Israel, e segundo consta, pagou e bem para participar na prova. A Wilier-Triestina é presença constante e tem em Filippo Pozzato uma figura icónica. A Bardiani-CSF é a maior surpresa, e, na nossa opinião, não devia estar no Giro, foi uma equipa que se viu envolvida em vários casos de doping no ano passado, inclusivamente dias antes do Giro 2017 começar. Claro que gostaríamos de ver de novo a CCC no Giro, com Amaro Antunes como líder, mas a equipa polaca nunca pareceu realmente na luta, pelos rumores que circulavam. A surpresa é a Nippo-Vini Fantini ficar de fora, Damiano Cunego já tinha expresso a sua vontade de terminar a carreira nesta edição do Giro, e a equipa conta com um Marco Canola que muito evoluiu e era um candidato forte a ganhar 1 etapa.
A Bardiani-CSF, não só foi convidada para o Giro, mas também para a Milano-San Remo, quanto à Nippo-Vini fantini, foi escolhida para a Strade Bianhche e para a Milano-San Remo. A Androni, equipa com presença garantida no Giro 2018 por ter ganho a Taça de Itália em 2017, também vai à Strade Bianche, mas não às outras 2 provas. Para a Israel Cycling Academy, Gazprom e Wilier Triestina, está garantida a presença no Tirreno-Adriatico e na Milan-San Remo, enquanto que no primeiro Monumento do ano, também estarão Cofidis e Novo Nordisk.
É de notar e de estranhar a total ausência da CCC em provas organizadas pela RCS Sport, após o brilharete que fizeram no Giro 2017.