Gaviria bate armada italiana e inicia 2018 com triunfo
Após a Austrália e o Gabão terem dado início à temporada velocipédica, na Oceânia e em África, respetivamente, foi a vez de a Argentina apadrinhar o início da época na América do Sul, com a Vuelta a San Juan. O grande nome da prova, Vincenzo Nibali foi a primeira baixa, ainda antes da etapa começar, já que devido a febre viu-se obrigado a desistir.
A etapa começou com as equipas sul-americanas a colocarem ciclistas na fuga, conseguindo colocar 7 ciclistas na mesma. Daniel Juárez, Pablo Anchiori, Adrián Richeze, Duilio Ramos, Víctor Olivares, Juan Melivilo e Facundo Cattapán formaram a primeira fuga da competição, que chegou a ter 3 minutos de vantagem para o pelotão comandado pela Quick-Step Floors e pela Trek-Segafredo.
A resistência dos escapados durou até aos 18 quilómetros finais, altura em que foram alcançados e se começou a preparar o sprint. A Quick-Step dominou a preparação do sprint e Maximiliano Richeze lançou na perfeição Fernando Gaviria que conseguiu uma vitória fácil, começando 2018 da mesma maneira que tinha acabado 2017, ou seja, a ganhar. O colombiano derrotou uma forte armada italiana liderada por Niccolo Bonifazio e Matteo Pelucchi, ciclistas que completaram o pódio. Assim, Gaviria é o primeiro líder da prova.