Nocentini vence e dá a primeira do ano ao Sporting/Tavira
Nota: Foto da Volta ao Alentejo 2017 e não da etapa de hoje
As etapas mais duras chegaram e o Sporting/Tavira apareceu! Rinaldo Nocentini acaba de vencer a 3ª etapa da Tropicale Amissa Bongo, dando a primeira vitória da temporada à equipa portuguesa logo na prova de estreia de 2018. Numa chegada em que um ataque perto do final podia resultar, o italiano provou isso e, na companhia de Damien Gaudin, discutiu o triunfo da etapa. No final, o italiano foi o mais forte. O pelotão chegou a 2 segundos liderado por Brenton Jones.
Primeira etapa mais complicada da Tropicale Amissa Bongo, com uma colina já dentro dos quilómetros finais a poder causar os primeiros estragos na classificação geral. Mais uma fuga constituída só por africanos, sendo eles Salah Eddine Mraouni, Tesfom Okubamariam, Tesmegen Buru e Valens Ndayisenga.
Nada se sabe acerca do que aconteceu durante a tirada, pelo que é-nos difícil descrever o que aconteceu.
Rinaldo Nocentini e Damien Gaudin devem ter saltado do pelotão numa pequena dificuldade situada já dentro dos 3 quilómetros finais e nunca mais foram alcançados. No sprint final, o transalpino foi o mais rápido, superando o ciclista da Direct Energie, que no ano passado envergou a camisola amarela da Volta a Portugal. O vencedor da etapa de ontem liderou o pelotão, que chegou a 2 segundos. Nesse mesmo grupo, estavam Alejandro Marque e Joni Brandão.
Na geral, Brenton Jones é o novo líder, com 2 segundos de vantagem para Lucas Carstensen e com 3 para Rinaldo Nocentini. Alejandro Marque é 16º e Joni Brandão 28º, ambos a 15 segundos do australiano da Delko Marseille, antes de mais uma etapa decisiva.