Dobradinha da Mitchelton na vitória e subida à liderança de Ewan
Após ter sobrevivido a todas as dificuldades do percurso, Caleb Ewan sprintou, com autoridade, para a vitória, na chegada a Stirling, conseguindo vencer pela 1ª vez nesta edição do Santos Tour Down Under. O "Pocket Rocket" não teve rivais à altura e derrotou o seu companheiro de equipa Daryl Impey e o seu compatriota Jay McCarthy para levar de vencida a etapa e subir à liderança da classificação geral.
Nova etapa no Santos Tour Down Under e nova fuga constituída pelos mesmos ciclistas. Nicholas Dlamini, William Clarke e Scott Bowden voltaram a estar presentes na frente da corrida, a quem se juntou Jaime Castrillo, para formar o quarteto de escapados. Dlamini passou na frente a única contagem de montanha do dia, conservando a liderança desta classificação, ficando de seguida para trás.
Com um calor intenso, já que os termómetros marcavam 37 graus Celsius, a fuga chegou a ter 6:30 até a Bahrain assumir as despesas da corrida. William Clarke e Scott Bowden também não andaram muito mais na frente já que depois do sprint intermédio, recuaram para o pelotão, deixando Castrillo em solitário.
O espanhol da Movistar manteve-se na frente até aos 13 quilómetros finais, altura em que o pelotão entrava na parte mais difícil da última volta ao circuito de Stirling. Sunweb, EF Education First, Katusha, Mitchelton e Bora estavam sempre na frente do pelotão, evitando quaisquer surpresa. Ninguém atacou nas subidas e tudo encaminhava para uma chegada ao sprint daquilo que restava do pelotão.
Robert Gesink ainda o tentou evitar, mas Daryl Impey lançou na perfeição Caleb Ewan, que conseguiu uma vitória fácil sobre toda a concorrência, conseguindo a primeira vitória do ano. Impey ainda conseguiu ser 2º e na luta pela geral, Jay McCarthy foi 3º, conseguindo 4 importantes segundos de bonificação., isto depois de ter sido lançado por Peter Sagan.
Em relação aos portugueses, Rui Costa e Ruben Guerreiro chegaram no grupo da frente em 19º e 24º, respetivamente. Nelson Oliveira, Tiago Machado, Nuno Bico e José Gonçalves perderam todos tempos mas de certeza pensando já na recuperação dos próximos dias tendo em vista o trabalho para os seus líderes.