Brenton Jones, o primeiro australiano a ganhar no Gabão; Marque às portas do top 10
O australiano Brenton Jones foi o grande vencedor da 2ª etapa da Tropicale Amissa Bongo, em mais uma chegada ao sprint da prova gabonesa, sendo o primeiro ciclista daquele país a triunfar nesta competição. O sprinter da Delko Marseille superou o italiano Luca Pacioni e o camisola Lucas Carstensen para vencer a tirada. Cartensen continua na liderança. O melhor representante do Sporting/Tavira foi Alejandro Marque, finalizando a etapa no 11º lugar.
Dia para a 2ª etapa da Tropicale Amissa Bongo, com uma das mais longas tiradas da competição, num total de 173 quilómetros, naquilo que se previa em mais uma chegada ao sprint.
O início de corrida foi bastante rápido, sem que a fuga se formasse, fazendo com que só após terem sido percorridos 70 quilómetros é que existisse a fuga do dia, constituída por Jean Paul Rene Ukiniwabo, Jean Ruberwa, Saymon Musie, Adil Jelloul, Henok Mulubrhan e Kidane Tsegay.
Com a entrada nos 100 quilómetros finais, os escapados nunca tiveram mais de dois minutos de vantagem para o pelotão, que controlava de perto a diferença, evitando possíveis surpresas.
A fuga foi alcançada, sem surpresas, e voltámos a ver uma nova chegada ao sprint. Após ter sido 8º no dia de ontem, Brenton Jones conseguiu bater toda a concorrência ao sprint, sendo o ciclista mais rápido na chegada a Fougamou. Luca Pacioni foi 2º e o líder Lucas Carstensen 3º, mantendo a camisola amarela.
Alejandro Marque foi o melhor Sporting/Tavira na etapa de hoje, acabando no 11º lugar. Nicola Toffali, Joni Brandão e Rinaldo Nocentini também chegaram no grupo da frente, encontrando-se a 14 segundos da liderança.
EDIT: Fábio Silvestre caiu no sprint final, tendo sido transportado para o hospital. Possivelmente tem uma físsura na tíbia, estando a ser transportado de helicóptero para Liberville, a capital do Gabão. Se existirem condições, regressa a Portugal ainda hoje.