“Gorila” de volta ao seu melhor domina sprint e lidera Santos Tour Down Under
- Camisola Amarela
- 16 de jan. de 2018
- 2 min de leitura

O alemão Andre Greipel somou a 17ª vitória em etapas no Santos Tour Down Under, uma relação de simbiose entre ele e a competição australiana que estava desligada desde 2014. O ciclista da Lotto-Soudal bateu, devido a uma ponta final impressionante, o australiano Caleb Ewan e o campeão do Mundo, Peter Sagan. O dia também foi marcado por uma luta tática interessante por segundos de bonificação nos sprints intermédios, luta em que Rui Costa esteve envolvido
Primeiro dia de World Tour de 2018 com a 1ª etapa do Santos Tour Down Under e a primeira fuga do ano no escalão máximo do ciclismo foi composta por Nicholas Dlamini, Scott Bowden e William Clarke. A vantagem chegou a ser de 5 minutos e Dlamini ganhou a luta pela única contagem de montanha do dia. Após esse momento Bowden ficou para trás e o 3º lugar no sprint intermédio ficou à mercê do pelotão. Nesse sprint intermédio Rui Costa esteve na luta, demonstrou ambição, mas perdeu o último segundo de bonificação para Jhonatan Restrepo.
Muitas equipas trabalharam na frente do pelotão, particularmente a Bora-Hansgrohe e a Mitchelton-Scott, enquanto Nathan Haas conseguia 1 segundo de bonificação no último sprint intermédio do dia. William Clarke foi o último resistente, mas foi apanhado já dentro dos 10 kms finais e começou então a luta pela colocação.
Foi a Quick-Step Floors que colocou Elia Viviani na perfeição, o sprinter italiano iniciou os últimos 200 metros na frente, mas não conseguiu aguentar a carga dos seus rivais, particularmente Andre Greipel, que voou para a meta para alcançar a 17ª vitória no Santos Tour Down Under. Caleb Ewan foi 2º, Peter Sagan 3º e Elia Viviani quedou-se pelo 4º posto. Desta forma, Greipel lidera a classificação geral. Após uma temporada menos bem conseguida foi um triunfo importantíssimo para o “Gorila”, há algum tempo que não víamos um Greipel tão possante e confiante.