ASO anuncia as equipas convidadas para o Tour 2018
- Camisola Amarela
- 8 de jan. de 2018
- 2 min de leitura

A organização da Volta a França anunciou esta tarde as 4 equipas Profissionais Continentais que farão parte do Tour 2018, juntando-se assim às 18 formações do World Tour. As escolhidas foram a Cofidis, Solutions Credits, a Direct Energie, a Fortuneo-Samsic e a Wanty-Groupe Gobert. De fora ficou a Vital Concept, de Bryan Coquard.
Realisticamente 3 dos 4 convites já estavam atribuídos à partida, a Direct Energie de Lilian Calmejane e Sylvain Chavanel, a Cofidis, Solution Credits de Nacer Bouhanni e a Fortuneo-Samsic, com o seu reforço sonante, Warren Barguil estavam mais que garantidas.
A verdadeira luta e incerteza era entre a Wanty-Groupe Gobert e a Vital Concept. A Wanty-Groupe Gobert já no ano passado tinha marcado presença na competição francesa, é uma equipa belga, mas com 3 franceses no plantel, sendo eles Fabien Doubey, Yoann Offredo e Guillaume Martin. Só isto já confere algum mercado em França, e Guillaume Martin é uma coqueluche, uma jovem promessa com tremendo potencial. No ano passado a Wanty andou em muitas fugas, demonstrando a sua combatividade.
A Vital Concept foi formada este ano, um projecto liderado pelo ex-ciclistas Jerome Pineau e que contratou Bryan Coquard, montando à volta dele a equipa. Este grande nome deu esperanças à equipa de conseguir um “Wild Card”, mas não foi suficiente para convencer a organização do Tour. Para além de Coquard a equipa tem mais 19 ciclistas, onde se destacam Johan Le Bon, Jeremy Lecroq, uma enorme promessa para os sprints e para as clássicas, Kevin Reza e Lorrenzo Manzin.
Em “compensação”, a Vital Concept foi convidada para o Criterium du Dauphine, ficando de fora do Paris-Nice. Aí será acompanhada pela Cofidis, Solutions Credits, pela Team Fortuneo-Samsic e pela Wanty-Groupe Gobert, ficando de fora a Direct Energie. Já no Paris-Nice, as equipas Profissionais Continentais convidadas foram a Cofidis, Solution Credits, a Direct Energie, a Team Fortuneo-Samsic, e a Delko Marseille Provence, formação onde milita Delio Fernandez, que já correu em Portugal.