Jovens lusas ingressam em equipa espanhola
A Sopela Team, ex-Lointek, anunciou as contratações das jovens portuguesas Maria Martins e Soraia Silva. As ciclistas lusas completam, assim, o plantel da formação basca, depois de se terem destacado no calendário nacional.
Maria Martins, ou Tata Martins, como é conhecida no mundo velocipédico, é a mais nova, tem apenas 18 anos. Esta será a sua estreia na categoria de elites. É a actual campeã nacional de estrada e de contra-relógio na categoria de juniores em Portugal. Destaca-se o 7º lugar na prova de estrada júnior dos Campeonatos da Europa de Herning. Em solo espanhol, já venceu por uma ocasião, tendo terminado em 2º na Taça de Espanha de La Rioja. Maria Martins define-se como “uma ciclista com uma boa ponta final, capaz de ultrapassar a média montanha.”
Soraia Silva, de 19 anos, é a actual campeã nacional de contra-relógio. Enquanto junior, dominou a Taça de Portugal, vencendo-a em ambas as ocasiões, tendo-se sagrado campeã nacional de estrada em 2016, depois de já ter sido 2º no ano anterior. No ano passado, já como elite, foi 20ª classificada na prova de estrada dos Campeonatos da Europa de Herning. Em declarações num comunicado da equipa, Soraia Silva diz ser “uma corredora completa e que este será um ano de aprendizagem.” Estas são duas excelentes notícias para o ciclismo nacional, já que duas das ciclistas mais promissoras vão ingressar numa equipa profissional, com outras condições que as formações nacionais não conseguem dar. No ano de 2017, esta equipa fez várias corridas no World Tour, pelo que podemos ver as duas jovens corredoras a correr contra as melhores do mundo.
A página “Camisola Amarela” deseja as maiores felicidades a Soraia Silva e Maria Martins nesta nova aventura!