Team Sky e Movistar vêm ao Algarve; CCC de Amaro Antunes fica de fora
Aquando da apresentação oficial da Volta ao Algarve 2018 a organização anunciou 20 equipas, 9 do World Tour, 2 Continentais Profissionais e ainda as 9 formações Continentais portuguesas. Ainda faltam 5 equipas para termos o lote completo e foram hoje conhecidas essas 5 equipas. A Team Sky, a Trek-Segafredo, a Movistar, a FDJ e a Caja Rural juntam-se ás 20 equipas previamente anunciadas. Estas 5 equipas vieram de uma seleção de 17 equipas com as quais a organização mantinha contactos.
Sempre assim, nas estradas algarvias em 2018 teremos a Team Sky, Quick-Step Floors, BMC Racing Team, Team Sunweb, Trek-Segafredo, Movistar Team, Bora-Hansgrohe, FDJ, LottoNL-Jumbo, Lotto Soudal, Dimension Data, Katusha-Alpecin e ainda UAE Team Emirates, o que perfaz 13 formações do World Tour. A estas juntam-se 3 equipas do escalão Profissional Continental, a Wanty-Groupe Gobert, a Cofidis, Solutions Credits e a Caja Rural-Seguros RGA. Para completar as 25 equipas teremos as 9 continentais portuguesas Aviludo-Louletano, Efapel, LA Alumínios, Liberty Seguros-Carglass, Miranda-Mortágua, Rádio Popular-Boavista, Sporting-Tavira, Vito-Feirense-BlackJack e W52-FC Porto.
A grande desilusão neste lote é o facto da CCC Sprandi Polkowice, equipa onde vai militar Amaro Antunes, um dos melhores ciclistas portugueses da atualidade e vencedor de 1 etapa no ano passado, ficar de fora. Nada que não estivéssemos a prever, aliás escrevemos isso aquando da apresentação oficial, mas ainda tínhamos esperança que a situação se alterasse. É verdade que todas as equipas World Tour presentes valorizam a competição, mas das Profissionais Continentais poderia perfeitamente aparecer a CCC em vez da Wanty ou da Cofidis. Ainda assim é de salientar o número recorde de equipas World Tour, 13 ao todo, e o facto da transmissão televisiva estar garantida mais uma vez.
A maioria dos portugueses a alinhar no estrangeiro têm a possibilidade de estar presentes, Ruben Guerreiro da Trek-Segafredo, Nelson Oliveira e Nuno Bico na Movistar, Tiago Machado e José Gonçalves na Katusha-Alpecin, Rui Costa na UAE Team Emirates e Rafael Reis e Joaquim Silva na Caja Rural.