Team LottoNL-Jumbo expulsa 3 ciclistas do estágio e pondera despedi-los
A equipa da Team LottoNL-Jumbo surpreendeu ao emitir um comunicado dia 13, que se intitulava “Team LottoNL-Jumbo manda 3 ciclistas para casa”. Esses ciclistas foram Juan José Lobato, Antwan Tolhoek e Pascal Eenkhoorn e foram expulsos por posse de medicação para o sono que não foi cedida pela equipa, nem é usada na equipa. Por esta violação do regulamento interno, os 3 corredores saíram com efeito imediato do estágio que se estava a realizar em Girona.
Estes 3 corredores têm todos um perfil diferente, Juan José Lobato foi contratado no ano passado à Movistar, tem 28 anos e teve uma temporada razoável, Antwan Tolhoek (23 anos) cumpriu a sua época de estreia em 2017, com resultados positivos e Pascal Eenkhoorn é um jovem de 20 anos, que vai em 2018 pode cumprir o primeiro ano como profissional.
Segundo um diário holandês, Tolhoek e Eenkhoorn foram encontrados no corredor, confusos, desorientados e com comportamentos estranhos. Os 2 holandeses referiram que tomaram 2 medicamentos que Lobato lhes tinha dado. Os responsáveis da equipa tentaram acordar Lobato, mas sem sucesso e chamaram uma ambulância. O espanhol acordou antes da ambulância chegar, mas os 3 foram levados para o hospital para observação.
Tudo aconteceu por causa da mistura explosiva entre álcool (a equipa foi a uma pequena festa) e comprimidos e gotas para dormir, que causaram estes efeitos. A equipa holandesa planeia agora despedir os 3 ciclistas, sendo que, segundo o jornal “As”, Lobato já se está a precaver para isso e a preparar a sua defesa com a Associação de Ciclistas Profissionais. Se por um lado nunca é bom ver ciclistas a ir potencialmente para o desemprego, é sempre positivo ver equipas a levantarem objeções em relação à toma de medicação sem o conhecimento dos médicos da equipa, mesmo que esta medicação seja legal, como foi o caso. Dentro dos próximos dias deve haver mais novidades em relação a este assunto.