Volta ao Algarve com etapas e grande parte das equipas definidas
Foi, hoje, apresentada a 44ª edição da Volta ao Algarve, que vai decorrer entre 14 e 18 de Fevereiro do próximo ano. Os perfis das cinco etapas foram anunciados, tal como 20 das 25 equipas que estarão presentes em terras algarvias.
Começando pelas etapas, tudo terá início com uma etapa plana entre Albufeira e Lagos, com um total de 192,6 quilómetros. A 2ª etapa trará a primeira chegada em alto, com o término no Alto da Fóia, após partida em Sagres. 187,9 quilómetros estarão no menu e em relação a este ano, a subida para a Fóia será feita pela vertente mais longa (15,2 kms), mas é também a vertente menos dura (5,1% de inclinação média).
No dia seguinte, a classificação geral sofrerá mais alterações com o contra-relógio individual de 20,3 quilómetros, sendo que em 2018 será disputado em Lagoa. A "maratona" desta edição da Algarvia surgirá no sábado, com mais uma etapa ao sprint, com um total de 199,2 quilómetros entre Almodôvar e Tavira. Por fim, teremos a mítica e já tradicional chegada ao Alto do Mahão, após partida de Faro e terem sido percorridos 173,5 quilómetros. Relativamente às equipas, estarão presentes 25, num total de 175 ciclistas. Neste momento estão já 20 equipas confirmadas, sendo que são 9 World Tour, 2 Profissional Continental e 9 Continental.
As 9 equipas Continentais são todas as equipas portuguesas: Aviludo-Louletano-ULI, Efapel, LA Alumínios, Liberty Seguros-Carglass, Miranda-Mortágua, Rádio Popular-Boavista, Sporting-Tavira, Vito-Feirense-BlackJack e W52-FC Porto. Do escalão Profissional Continental já estão asseguradas a Cofidis e a Wanty-Groupe Gobert. Já do escalão máximo do ciclismo mundial estarão no Algarve BMC Racing Team, Bora-hansgrohe, Lotto Soudal, Quick-Step Floors, Team Dimension Data, Team Katusha Alpecin, Team Lotto NL- Jumbo, Team Sunweb e UAE Team Emirates.
As cinco equipas que vão fechar o pelotão vão ser escolhidas entre as 17 formações com as quais ainda decorrem contactos, sendo 5 delas do World Tour. Uma delas poderá ser a Team Sky, já que, segundo alguns rumores, Chris Froome poderá iniciar a sua temporada em Portugal. Pensamos que Astana, Movistar e Caja Rural, que têm feito sempre a prova também poderão estar presentes. Resta saber quem poderá preencher a última vaga. Gostávamos de ver Amaro Antunes e a CCC presentes, no entanto achamos difícil esse cenário.
Perfis das etapas:
Etapa 1:
Etapa 2:
Etapa 3:
Etapa 4:
Etapa 5: