Melhores equipas do ano – 19ª
Temporada de excelência por parte da Wanty-Groupe Gobert, que esteve pela primeira vez na sua história numa Grande Volta, e conseguiu vencer o ranking UCI Europe Tour, depois de ter estado quase sempre no top 10, tendo um total de 12 vitórias.
Um dos grandes destaques da temporada foi Guillaume Martin. O trepador francês esteve presente no Tour (onde conseguiu um pódio) e a partir daí pareceu um ciclista diferente para melhor. Uma etapa no Tour of Limousin, uma etapa e geral no Tour du Gévaudan Languedoc-Roussillon e uma etapa e a geral do Giro della Toscana foram os resultados de relevo, do trepador gaulês que também tem uma boa ponta final. Kenny Dehaes conseguiu apenas uma vitória na temporada mas o facto de ter sido 2º na Taça da Bélgica, significa que foi um dos mais regulares do ano, conseguindo 11 top 10, em chegadas ao sprint. O que dissemos de Guillaume Martin, podemos dizer de Andrea Pasqualon. O completo ciclista italiano aproveitou muito bem a sua primeira Grande Volta, par ganhar experiência e fez um final de época fantástico: 13 top 10 e vitória na Coppa Sabatini. Tom Devriendt foi uma bela surpresa, mostrando ser um bom sprinter. Frederik Backaert e Xandro Meurisse também fizeram uma boa época.
Guillaume van Keirslbulck pode ter ganho de forma espectacular a Le Samyn, no entanto este foi o seu único bom resultado na temporada, já que a partir daí eclipsou-se, uma vez que conseguiu apenas mais 2 top 10. Dion Smith começou bem a temporada, com vários top 10 em provas importantes, no entanto nunca mais se conseguiu encontrar e fazer bons resultados. O mesmo podemos dizer de Pieter Vanspeybrouck, ciclista belga que é muito rápido e adapta-se de forma excelente às clássicas. Também esperávamos mais de Yoann Offredo.
Para 2018, a Wanty tem apenas 18 ciclistas confirmados, pelo que pensamos que o plantel ainda não esteja completo dado que no ano passado a equipa tinha um total de 22 elementos. De saída estão Kevin van Melsen, Simone Antonini, Mark McNally, Robin Stenuit, Guillaume Levarlet, Danilo Napolitano e Frederik Veuchelen (vão retirar-se) mas principalmente Kenny Dehaes que vai para a WB Veranclassic Aqua Protect. Ainda só foram anunciados 4 ciclistas mas são todos excelentes reforços. Bart de Clercq será um upgrade enorme para a montanha, Odd Christian Eiking é um reforço interessante para as clássicas acidentadas e BorisValle e Timothy Dupont são dois homens rápidos, sendo que o último é o melhor dos 2, tendo já batido Fernando Gaviria. Em 2018, a filosofia da Wanty deverá ser a mesma, já que continua com quase todo o bloco de clássicas. Mesmo assim, o melhoramento do bloco de montanha e a contratarão de vários homens rápidos significam que a formação belga se quer tornar uma equipa completa.