Melhores equipas do ano – 20ª
Os comandados por Gianni Savio viram a Androni – Sidermec – Bottecchia ficar de fora do Giro por decisão da organização e a revolta instalou-se dentro da equipa. Acabaram por fazer uma temporada brilhante, mesmo não marcando presença no Giro, mas terão de se reinventar um pouco agora que a grande estrela está de partida para a Team Sky.
As performances absolutamente brilhantes de Egan Bernal foram decisivas para a Androni ter ganho a Taça de Itália e assim garantir presença no Giro em 2018. O jovem colombiano andou toda a temporada ao mais alto nível e somou 9 vitórias, levando para casa o Sibiu Tour e a Volta a França do Futuro, juntando a isso etapas nessas competições. Ainda foi 16º no Tirreno-Adriatico, 9º no Tour of the Alps, 5º no Giro della Toscana, entre outros grandes resultados. Mattia Cattaneo foi uma surpresa muito agradável, principalmente no início do ano, onde foi 2º no Tour de la Provence e na Classic Sud Ardeche e depois ainda foi 2º na Volta à Eslováquia, 7º na Volta a Eslovénia, 4º no Tour de l’Ain e 3º no Giro Della Toscana. Francesco Gavazzi foi muito regular como sempre, não ganhou nenhuma prova, mas somou 8 pódios e bem mais de 20 lugares dentro dos 10 primeiros.
Dentro desta equipa não houve muitos corredores a andarem abaixo do esperado, talvez Marco Benfatto, que baixou um pouco o nível face a 2016, mas mesmo assim ganhou 3 etapas na China, Rodolfo Torres quebrou um pouco na segunda metade da temporada e Andrea Palini, que só fez 2 pódios ao longo da época, o que para a qualidade do sprinter de 28 anos é pouco.
Como já referimos Egan Bernal está de partida e outra saída confirmada é a de Luca Pacioni, sendo que a de Bernal é indubitavelmente a mais importante. É verdade que neste momento outros 8 ciclistas que representaram a equipa em 2017 ainda não assinaram contrato, mas muitos deles devem renovar. Só existem 2 reforços confirmados, Luca Chirico, um trepador italiano, vem da Torku após andar muito bem desde Maio, e o experiente sprinter Manuel Belletti é garantia de resultados de topo em provas internas. Em 2018 acreditamos que outros ciclistas ganhem protagonismo dentro da Androni, nomeadamente Mattia Cattaneo, Fausto Masnada, Andrea Vendrame, Matteo Malucelli e Davide Ballerini, se eles derem o salto competitivo que se antevê a equipa de Gianni Savio dominará o panorama interno em 2018.