Team Sky renova com 4 importantes gregários
Após uma série de contratações de renome, a Team Sky está a dedicar o mês de Outubro a renovar com ciclistas importantes, que fazem grande parte do trabalho “sujo”. Nos últimos dias Philip Deignan, Sebastian Henao, David Lopez e Vasil Kiryienka renovaram e formarão parte do plantel, até agora de 26 ciclistas, que ainda deve crescer mais um pouco.
Philip Deignan é um ciclista muito experiente, e aos 34 anos de idade renovou por mais 1 temporada. Está na Team Sky desde 2014, após passagens pela Ag2r, Cervelo, Radioshack e UnitedHealthcare. Tem sido presença frequente no Giro dentro da estrutura britânica e deve continuar a sê-lo. O melhor resultado da carreira surgiu na Vuelta de 2009, quando foi 9º na classificação geral e triunfou numa etapa da prova espanhola. O irlandês é um trepador competente que deve acabar a carreira na Team Sky.
Já Sebastian Henao também vai para a 5ª temporada na Team Sky depois de vir de equipas colombianas continentais, apesar de ter somente 24 anos, onde está junto do seu primo, Sergio Henao. Já participou em 4 Grandes Voltas, sempre no Giro, finalizando em 22º, 41º, 17º e 33º. Trepador por natureza, tem sido uma importante ajuda e ainda tem margem de progressão, mas as oportunidades têm escasseando, este ano não liderou a Team Sky em nenhuma competição, ao contrário de outros anos e parece estar a perder espaço.
David Lopez é dos mais velhos da equipa, tem 36 anos, e vai para a 6ª temporada na Team Sky. Desde 2013 na formação britânica, depois de ter estado 6 anos na Movistar, o espanhol é daqueles que se vê sempre na frente do pelotão quando a estrada começa a inclinar. Já fez 16 Grandes Voltas, sendo que nos últimos 2 anos fez a Vuelta e o Giro. Os melhores resultados vêm de 2013, quando venceu uma etapa no Eneco Tour e foi 3º no Tour of Beijing. É um bom trepador e, tal como Deignan deve acabar a carreira na Team Sky.
Terminamos com o campeão mundial de contra-relógio de 2015, o bielorrusso Vasil Kiryienka. Também com 36 anos, o veterano ciclista chegou à Team Sky com David Lopez, vindos da Movistar. Quando se vê o “maquinista” Kiryienka na frente do pelotão, sabe-se que o ritmo vai aumentar. Tem uma resistência incrível e consegue fazer largos quilómetros na frente do pelotão, reduzindo muito o grupo dos favoritos, sendo um ciclista imprescindível na equipa das Grandes Voltas da Team Sky. Conta já com 13 vitórias na carreira e, para além do título mundial, tem como vitórias importantes os triunfos na Vuelta (1) e no Giro (3).
Uma equipa não se faz só de estrelas e a Team Sky sabe disso, estes são 4 ciclistas que em outras equipas poderiam ter muito mais protagonismo, mas aqui estão comprometidos com o projecto e dedicados à causa de trabalhar e levar líderes à vitória em clássicas e provas por etapas.