top of page

Louletano começa a ganhar forma para 2018


São já os 9 os ciclistas confirmados pelo Louletano para a próxima temporada. A juntar a Vicente Garcia de Mateos, foram anunciados 3 reforços e 5 renovações. Começando pelas contratações, podemos afirmar que, para já, a formação de Jorge Piedade movimentou-se muito bem no mercado. Foi buscar Nacho Perez Martin à W52/FC Porto, Luís Fernandes ao Sporting/Tavira e Márcio Barbosa à ACDC/Trofa.

Nacho Perez tem 27 anos e, apesar de não ter sido um dos principais ciclistas da W52/FC Porto, estava, aos poucos, a ganhar o seu espaço. Em 2015, ingressou na equipa portista, num ano de adaptação. No ano passado, começou a destacar-se, ganhando o Troféu Oliveira de Azeméis e a geral do G.P. Abimota. É um ciclista rápido em grupos restritos e passa bem a média montanha. Para a proteção aos líderes nas etapas planas e para o trabalho no início das etapas, Luís Fernandes será uma peça fulcral, ele que chega do Sporting/Tavira e que também já esteve ao serviço da W52. Um dos bons gregários do ciclismo nacional mas que tem sido afetado por muitas lesões.

O bloco de montanha também não foi deixado de lado e aí, Márcio Barbosa foi a escolha. Entre 2009 e 2014, esteve na LA Alumínios-Antarte, destacando-se sempre na Volta a Portugal, onde ganhou a classificação da montanha de 2015, tendo sido retirada depois devido a um controlo positivo. Em 2015, esteve suspenso, regressando em 2016, na equipa de clube ACDC/Trofa. Foi sempre muito combativo, estando em diversas fugas e ganhou várias provas para as equipas de clube.

Nas renovações destacamos Luís Mendonça e David de la Fuente. Luís Mendonça teve, aos 31 anos, a sua primeira experiência no pelotão nacional. É um sprinter muito regular já que consegue passar bem a média montanha. Este ano conseguiu dez top 10, onde se destacam os 2 na Volta ao Alentejo e na Prova de Abertura, e podiam ter sido mais já que falhou a Volta a Portugal devido a lesão. O veterano David de la Fuente foi uma peça muito importante em 2017 e espera sê-lo também no próximo ano. Aos 36 anos, continua a mostrar-se muito combativo. Os resultados desta temporada não foram os mesmos das temporadas transactas, quando representou a Efapel e o Sporting/Tavira, já que aí venceu o G.P. Abimota, uma etapa no Troféu Joaquim Agostinho e foi 3º na Volta ao Alentejo, no entanto foi mais um ciclista de equipa, trabalhando para os seus líderes.

As renovações continuaram com Rui Rodrigues, de 25 anos, que é um ciclista de trabalho nas primeiras fases da prova, acontecendo o mesmo com André Evangelista, de 21 anos. Não têm resultados de relevo no seu currículo enquanto elites no entanto são peças importantes dentro do desenho da equipa. Por fim, falamos de Oscar Hernandez, que também permanece na estrutura, ele que chegou no ano passado proveniente da Massi-Kuwait. É um ciclista completo, capaz de ultrapassar a média montanha e com uma boa ponta final, como demonstram o 7º lugar na Volta a Bairrada e o 9º na prova de estrada dos Campeonatos Nacionais de Espanha.

Com 9 elementos, o plantel do Louletano está praticamente fechado. Vicente Garcia de Mateos será o líder para as principais provas e terá em Márcio Barbosa, Nacho Perez, David de la Fuente e Oscar Hernandez os principais gregários. Nacho Perez e Oscar Hernandez pode, inclusive, ser líderes em provas de média montanha do calendário nacional. Luís Mendonça vai ser o sprinter de serviço e Luís Fernandes, André Evangelista e Rui Rodrigues os mais sacrificados nas fases mais planas.


Posts Recentes

    Segue-nos

    • Twitter Social Icon
    • Facebook Long Shadow
    bottom of page