Rafael Reis irá continuar na Caja Rural em 2018
A Caja Rural, equipa Profissional Continental espanhola está a ultimar os preparativos para 2018, pretendendo contar com um plantel de 20 ciclistas. Segundo o site Ciclo 21, recentemente ocorreram 4 renovações de contrato dentro da equipa, Fabricio Ferrari, Jonathan Lastra, Lluis Mas e o português Rafael Reis, que deve assim cumprir a 2ª época no conjunto espanhol.
Se bem se lembram, Rafael Reis é um ciclista que desde o escalão junior que obtém excelentes resultados e representa a selecção nacional. Inclusivamente fez 7º na Volta ao Alentejo apenas com 19 anos. Em 2013 passou a profissional na Ceramica Flaminia, um projecto que deu para o torto, mas nesse ano ainda foi campeão nacional no escalão sub-23. Em 2014 e 2015 representou o Banco-BIC Carmin ou Tavira e no primeiro ano foi 4º nos Mundiais de contra-relógio para sub-23, um resultado histórico.
2016 foi o ano da afirmação absoluta entre os elites, fazendo uma época genial em representação da W52/FC Porto, 10º na Volta ao Alentejo, 7º na Vuelta a Castilla y Leon, vencedor de etapas na Volta a Portugal e no Trofeu Joaquim Agostinho. Estes resultados valeram-lhe o salto para o escalão Profissional Continental em 2017, por intermédio da Caja Rural. A temporada não lhe correu de feição, mas mesmo assim foi vice-campeão nacional de contrarrelógio, 3º numa etapa da Vuelta a Castilla y Leon, 4º no prólogo da Boucles de la Mayenne e andou escapado em algumas tiradas da Vuelta.
Em 2018 esperamos mais e melhor de Rafael Reis, até porque sabemos que tem a capacidade e o potencial para tal, um exímio rolador, especialista em contra-relógio, que tem melhorado paulatinamente nos outros terrenos. De saída da Caja Rural estarão Eduard Prades e Diego Rubio, dois bons ciclistas, sendo que o segundo deverá dar o salto para o World Tour. Segundo o site “Ciclo21” já estão confirmados 18 dos 20 ciclistas que farão parte da equipa. Ora bem, as 2 vagas em aberto não serão ocupadas por ciclistas sub-23 ou amadores espanhóis e um dos poucos mercados que está em aberto é o português, veremos se temos mais novidades sobre este assunto nos próximos dias. De recordar que os reforços confirmados na Caja Rural são o colombiano Nelson Soto e os espanhóis Julen Amezqueta, Cristian Rodriguez, Gonzalo Serrano e Alvaro Cuadros.