Jesus Ezquerra de saída do Sporting/Tavira
O mercado nacional ainda está parado e pouco ou nada se sabe em relação ao alinhamento dos plantéis das equipas lusas para 2018, no entanto é certo que o espanhol não irá ficar em Portugal, reforçando uma equipa espanhola. Segundo o “El Correo de Burgos”, Jesus Ezquerra vai correr pela Burgos-BH, equipa que vai subir ao escalão Profissional Continental.
Jesus Ezquerra, de 26 anos, começou a sua carreira em 2012, ao serviço da Leopard-Trek Continental Team. Esteve 2 temporadas na formação luxemburguesa, seguindo-se mais 2 na polaca da Active-Jet, equipas onde conseguiu alguns top 10 em provas importantes. Em 2016, no regresso do Sporting ao ciclismo, Ezquerra reforçou a equipa de Vidal Fitas. Foi 9º no GP Liberty Seguros e na Clássica de Amarante, 4º na Volta ao Alentejo e venceu uma etapa na Volta a Portugal, onde ainda conseguiu mais 2 top 10. Este ano, voltou a triunfar, ganhando a etapa inaugural da Volta a Bairrada. Foi, ainda, 2º numa tirada do GP JN e 6º no prólogo inicial da Volta a Portugal.
Jesus Ezquerra é um ciclista que fará falta ao Sporting Clube de Portugal/Tavira, já que é um ciclista muito completo. Passa bem a média montanha, tem uma boa ponta final e anda muito bem em prólogos e contra-relógios curtos. É, por isso, um excelente rolador, tem sido um dos gregários de luxo da equipa algarvia nas últimas temporadas. No entanto, compreende-se a sua transferência já que vai correr pela primeira vez em Espanha e será uma das principais figuras da equipa no que toca às chegadas mais rápidas e para os esforços individuais.