top of page

Ciclista que já liderou a Volta a Portugal termina a carreira


Julho de 2015 e a Volta a Portugal arrancava da cidade de Viriato, Viseu, com um prólogo de 6 quilómetros. O percurso foi cumprido em 7 minutos e 22 segundos por um belga, na altura com 27 anos, Gaetan Bille, relativamente desconhecido da maioria dos amantes da modalidade. Bille viria a perder a liderança na 2ª etapa, naquela que é a recordação mais presentes que muitos portugueses terão do belga, que anunciou esta semana a sua retirada do ciclismo profissional.

Gaetan Bille não foi um brilhante sub-23 e passou a profissional na Willems Verandas. Em 2011, na Wallonie-Bruxelles conseguiu 3 vitórias em competições menores, a Lotto-Belisol estava atenta e contratou-o. Logo em 2012 ganhou o G.P. Cerami e foi 5º nos Nacionais de contra-relógio e no ano seguinte foi 3º na Tropicale Amissa Bongo e 5º na Volta a Noruega.

Em 2014 saiu do World Tour, baixou ao escalão continental e regressou onde começou a carreira, à Verandas Willems, ganhou a Fleche du Sud, mas foi em 2015 que obteve os melhores resultados, foi 3º na Fleche du Sud, 2º no Paris-Arras, 3º na Volta a Bélgica, 4º nos Campeonatos Nacionais e veio à Volta a Portugal ganhar o prólogo e andar 2 dias de amarelo, fazendo top 10 em mais 3 etapas. Ainda foi 4º no G.P. Wallonie, 6º na Binche-Chimay-Binche e triunfou no Giro della Regione Friuli.

Devido aos bons resultados, a Wanty – Groupe Gobert requereu os seus serviços para 2016 no escalão Profissional Continental. Aí não obteve resultados tão bons, foi 5º no Circuit de la Sarthe e 9º na Volta ao Luxemburgo. Este ano regressou de novo à Verandas Willems e teve uma época verdadeiramente desapontante. Um ciclista que teve os seus momentos, era muito completo, conseguindo passar bem a média montanha e tinha talento para o contra-relógio, mas infelizmente saiu na mó de baixo.


Posts Recentes

    Segue-nos

    • Twitter Social Icon
    • Facebook Long Shadow
    bottom of page