UAE Team Emirates perde o seu melhor sprinter para a EF Education First
Começa a ganhar número a equipa da EF Education First – Drapac p/b Cannondale. Após a saída de Wouter Wippert para a Roompot, a equipa norte-americana tinha que se reforçar com um sprinter de qualidade e encontrou no italiano Sacha Modolo esse ciclista. Aos 30 anos, o transalpino sai pela primeira vez de Itália, assinando um contrato válido por duas temporadas.
Profissional desde 2010, ao serviço da Colnago – CSF Inox, Sacha Modolo deu logo nas vistas, devido à sua enorme regularidade. No seu ano de estreia, foi 4º na Milano-SanRemo. 2011 foi um dos melhores anos do italiano, com um total de 11 triunfos, conseguindo mais 4 em 2012 e outras 9 em 2013, onde se destacam as vitórias no Tour of Quinghai Lake, Volta a Áustria, Volta a Dinamarca e Memorial Marco Pantani.
Em 2014, chega ao World Tour, assinando pela Lampre-Merida, onde esteve até agora. Conseguiu um total de 21 vitórias em 4 temporadas, nas quais se destacam as vitórias na Volta ao Algarve, na Volta a Pequim, no Tour de Hainan (2 etapas e geral em 2015), na Volta a Suíça, na Volta a Turquia (3 etapas) e no Giro de 2015 (2 etapas). Desde a temporada passada, quando perdeu Maximiliano Richeze, que era peça essencial no seu comboio, as vitórias foram mais escassas, sendo que este ano ganhou oGP du Canton d’Argovie, na Volta a Croácia (2 etapas) e na Volta a Polónia. Este ano, também se destacou nas clássicas de empedrado, sendo 10º na Gent-Wevelgem e 6º no Tour de Flandres.
Esta mudança acaba por ser uma transferência surpreendente mas ao mesmo tempo esperada. Surpreendente porque o transalpino escolheu uma equipa norte-americana para continuar a carreira, no entanto esperada porque Modolo estava já muito acomodado ao seu estatuto dentro da UAE Team Emirates/Lampre-Merida e precisa de novos objetivos, algo que ele também referiu no comunicado em que era anunciada a sua contratação. Será o principal sprinter da EF Education First, equipa que esperará muitas vitórias do italiano.