José Mendes de saída da Bora-Hansgrohe
Após a contratação de Felix Grosschartner que aqui já noticiamos, a Bora-Hansgrohe anunciou o seu plantel completo para a temporada de 2018 e aí não figura o nome de José Mendes. Foram 5 temporadas ao serviço da equipa alemã, uma delas no World Tour. Agora é hora de partida.
José Mendes iniciou a carreira no Benfica, em 2008, tendo ingressado na Liberty Seguros no ano seguinte. Em 2010 mudou-se para a LA-Paredes Rota dos Móveis, sendo que em 2011 teve a sua primeira experiência no estrangeiro, na polaca CCC – Polsat. Na época a seguir voltou à LA, tendo sido 6º no Troféu Joaquim Agostinho e 18º na Volta a Portugal. Foi em 2013 que se mudou de novo para o estrangeiro, e desta vez para ficar, ingressando na Team NetApp Endura, corrente estrutura da Bora-Hansgrohe. Foi aí que obteve os melhores resultados na carreira, nesse ano foi 11º na Volta a Turquia e 7º na 20ª etapa da Vuelta, em 2014 foi 7º na Volta a Múrcia e participou no Tour, em 2015 foi 5º no Criterium Internacional e 6º no Giro del Trentino, tendo também participado no Tour. O ano passado foi 6º na Volta a Noruega, 7º na Volta a Eslovénia e campeão nacional de estrada. Esta temporada esteve bastante discreto, sem resultados de revelo, a não ser um 5º posto numa chegada em alto do Tour of the Alps. Fez e completou o Giro.
O português é um ciclista que qualquer equipa quer ter, um corredor que dá tudo pela equipa, um excelente gregário, muito consistente e que aproveita muito bem as oportunidades que lhe são dadas. Veremos onde o ciclista de 32 anos vai parar, se continua no World Tour ou se vai para uma equipa Profissional Continental.