Antevisão da 11ª etapa da Vuelta
Depois de uma etapa que teve um início diabólico, as chegadas em alto estão de regresso. Os homens da classificação geral pouparam-se no dia de hoje, para amanhã terem forças para atacar esta dura etapa. A fuga voltou a sorrir e volta a ter hipóteses.
Percurso
Esta é uma das jornadas que tem mais de 3000 metros de desnível, quase todos concentrados nos últimos 44 kms, quando começa a primeira subida do dia. O Alto de Velefique tem 13 kms a 7,5%, é das ascensões mais duras desta Vuelta, com a última rampa a 15%. Após uma descida de 15 kms temos a chegada em alto ao Observatório Astronómico de Calar Alto, com 15,5 kms a 5,9%. Uma subida que engana, devido à fase de falso plano já na 2ª metade, as primeiras rampas são a mais de 10%.
Favoritos
A questão a colocar é sempre a mesma: será que a Team Sky vai perseguir? Pensamos, mais uma vez que não, não só porque Chris Froome já tem uma vitória em etapa, mas também porque cada vez as diferenças são maiores. Também não vemos outras equipas a perseguir.
Depois de ter ficado de fora na luta pela geral, Rafal Majka quer estar ao ataque nas últimas duas semanas. Ora, amanhã é o polaco terá uma grande oportunidade, isto porque já mostrou estar recuperado na etapa 8 (quando foi 3º) e porque uma chegada em alto se adapta muito melhor às suas características.
Jhon Darwin Atapuma já esteve em algumas fugas, mas a chegada da alta montanha é uma grande notícia para si. Com o passar das etapas, o colombiano costuma ir melhorando e esperamos ver o mesmo amanhã. Adora montanhas longas e num dia muito bom é imbatível.
Outsiders
Romain Bardet sempre disse que vinha à Vuelta para vencer uma etapa e já tentou isso na Cumbre del Sol. Não o conseguiu com os grandes candidatos mas terá melhores opções numa fuga, onde será sempre dos melhores trepadores e um dos ciclistas mais explosivos.
A Quick-Step quer continuar com a sua senda vitoriosa e será uma grande chance para Enric Mas. O espanhol já esteve perto de vencer uma etapa, no entanto não era no terreno ideal. Apesar da muita montanha não terminava em alto, o que não o favorecia. Está em grande forma e é muito explosivo.
Se os favoritos discutirem a etapa entre si, é difícil não apontar Chris Froome como o grande favorito. O britânico parece estar melhor que nunca na Vuelta e ainda não parece ter rivais à altura. Tanto se pode distanciar do grupo como vencer ao sprint.
Possíveis surpresas
Como pensamos que a fuga terá grandes possibilidades de vingar, e quer vai estar de certeza na fuga é a Movistar. Antonio Pedrero está em grande forma e é um excelente trepador. Dentro da equipa espanhola, Marc Soler pode tentar a 3ª fuga consecutiva ou Ruben Fernandez pode aparecer pela primeira vez. Antwan Tolhoek é um desconhecido para a maioria mas como a LottoNL-Jumbo quer uma vitória, o jovem holandês pode consegui-la, ele que sobe muito bem. Jaime Roson ou Sergio Pardilla podem tentar a sua sorte dentro da Caja Rural, Domenico Pozzovivo na AG2R, Jan Polanc na UAE, Bart de Clerq ou Maxime Monfort na Lotto Soudal e Serge Pauwels ou Omar Fraile na Dimension Data também são ciclistas que devem estar na fuga e podem vencer. Entre os favoritos, Alberto Contador, Esteban Chaves e Michel Woods são aqueles que consideramos que podem vencer.
Super-jokers
Os nossos super-jokers são Rui Costa e Nelson Oliveira.
Tip do dia
Esteban Chaves a bater Vincenzo Nibali -> odd 1,50
Jhon Darwin Atapuma a bater Daniel Moreno -> odd 1,616
Wilco Kelderman a bater Michael Woods -> odd 1,665