Amostra B de André Cardoso terá sido negativa
Já vinham a circular algumas informações há alguns dias e agora saíram a público. Segundo alguns sites de ciclismo, onde destacamos o Tutto Ciclismo e o Ciclismo International, a amostra B pedida por André Cardoso deu negativo e, por isso, o português deve ser ilibado. No entanto, voltamos a referir, que nada é oficial.
Relembramos que tudo começou a 27 de Junho, quando o experiente português foi notificado por ter controlado positivo por EPO num controlo anti-doping realizado a 18 de Junho, enquanto o luso participava no Critérium du Dauphiné. Ora, o trepador estava entre os nove elementos que iam participar no Tour de France e, com isto, foi afastado da equipa e suspenso preventivamente.
André Cardoso sempre disse que estava inocente e pediu a contra-análise que, segundo muitas fontes, deu negativa. De realçar que a 17 de Agosto deste mês, Pablo Martin Palermo, do site Ciclismo International, tinha referido que uma contra-análise de um ciclista que tinha sido suspenso tinha dado negativo.
Apesar dos fortes rumores, a UCI ainda não emitiu nenhum comunicado, pelo que André Cardoso continua preventivamente suspenso. Esta demora do órgão que gere o ciclismo mundial pode significar que a amostra B realmente deu negativo e que estes estão a tentar encontrar explicações internas para isso. Se tudo se confirmar, acabam por ser grandes notícias para o ciclista português e para o ciclismo nacional. O português pode continuar a correr no estrangeiro e na Trek e o ciclismo luso não fica ainda mais descredibilizado no panorama internacional.