Team Sunweb expulsa Warren Barguil da Vuelta
Warren Barguil era no final do dia de ontem 13º da classificação geral, mas hoje não irá iniciar a etapa, apesar de dizer que tem excelentes pernas e que está em grande forma. Isto porque a Team Sunweb tomou uma decisão que é rara nos últimos anos, expulsar o próprio ciclista da competição.
O motivo é a incapacidade que Warren Barguil mostrou ontem para seguir as ordens da equipa. Passemos a explicar. O líder declarado da Team Sunweb é Wilco Kelderman, é quem tem o dorsal 1, era quem estava melhor posicionado na classificação geral, no 11º posto. Ontem, à falta de 20 quilómetros, e antes da última subida, Kelderman furou. Imediatamente a Team Sunweb chamou a equipa restante na frente para ajudar Kelderman a reentrar. O 14º na geral, Sam Oomen, esperou pelo seu líder, já Barguil decidiu ignorar as ordens de equipa e ficar na frente. Kelderman viria a perder 17 segundos para todos os seus adversários e cair de 11º para 14º, enquanto Barguil mantinha o 13º posto.
A Team Sunweb diz que Barguil mostrou que não corria de acordo com os objectivos e ordens da equipa, e que portanto não tinha outra opção, mencionando ainda que depois da Vuelta, Barguil continuará com o seu calendário.
Na nossa opinião é uma decisão perfeitamente compreensível, sendo o ciclismo um desporto colectivo, mais colectivo que muitos pensam. A Team Sunweb sempre nos habituou a lideranças e objectivos bem definidos, escolhendo o espírito de grupo à gloria individual. Barguil não tem defesa possível, daí a sua expulsão, só teria de acatar as ordens do seu empregador, sendo esta uma normal situação de corrida. É verdade que Barguil ainda é um dos melhores ciclistas da Team Sunweb e um dos seus melhores activos em 2017, mas não o será em 2018, após trocar uma equipa que sempre acreditou nele, apesar de todas as lesões e resultados menos possíveis, pela liderança numa equipa do escalão inferior.