Antevisão da 8ª etapa da Volta a Portugal
Nova chegada tradicional na Volta a Portugal, agora a Oliveira de Azeméis. Será que uma fuga irá voltar a vingar ou teremos os grandes candidatos a lutar pela vitória?
Percurso
Antes dos dias decisivos desta Volta a Portugal temos uma jornada de transição entre Gondomar e Oliveira de Azeméis, com 160 quilómetros. Tem uma fase intermédia bastante conturbada, com as subidas a Vila Viçosa (7.7 kms a 3.4%), Gamarão (7.7 kms a 6%) e ainda Chão de Ave (6 kms a 5%). A última está ainda a 55 kms da meta e há tempo para recuperações, pois é a última contagem do dia. A chegada é tudo menos fácil, os últimos 500 metros são a 9%.
Favoritos
Esta é uma etapa onde pode haver alguma poupança de energia, as tiradas decisivas vêm aí e nenhuma formação vai querer estar a perseguir muito. Sendo assim não há muitas equipas que possam pegar verdadeiramente na corrida, talvez a GM Europa Ovini e a Israel Cycling Academy, que ainda não ganharam nada e não têm ciclistas a lutar pela classificação geral.
Em caso de chegada ao sprint, pode parecer estranho, mas achamos que Gustavo Veloso tem fortes probabilidades de ganhar. O espanhol pode beneficiar de um excelente lançamento da sua equipa e é muito bom nestas chegadas inclinadas. Ganhou aqui em 2015.
Vicente Garcia de Mateos é outra forte opção, 2º aqui em 2015, o espanhol está na luta pela classificação geral e pela classificação por pontos, portanto vai querer entrar bem colocado e lutar pelos primeiros postos da jornada, ele que parece estar melhor que nunca.
Outsiders
Krists Neilands vai ser a aposta da Israel Cycling Academy. O corredor letão tem sido uma das surpresas positivas desta prova e esta chegada assenta-lhe bem, até pelo seu poderio físico. Não conhecer esta chegada pode ser uma desvantagem importante.
Esta será a última grande oportunidade para César Fonte e a LA-Metalusa-Blackjack fará de tudo para o corredor de Viana do Castelo levantar os braços. Excelente nas colinas, com alguma capacidade de explosão e mais motivado que nunca, é uma aposta certa para top 10.
Para a fuga a aposta mais provável parece Hélder Ferreira, o Louletano tem metido alguém quase sempre na frente e Hélder Ferreira pareceu-nos muito bem na chegada à Senhora da Graça. Com espírito forte fruto de não ter ganho o prémio da combatividade nesse dia, o ciclista pode vingar essa injustiça em Oliveira de Azeméis.
Possíveis surpresas
A aposta na GM Europa Ovini é uma pequena incógnita, mas pensamos que irá recair em Marco Tizza em detrimento de Antonio Parrinello, não só porque o primeiro esteve em fuga hoje mas também porque Tizza fez uma excelente subida. Esta chegada é ideal para Rafael Silva, mas o corredor da Efapel ainda recupera de lesões, portanto Daniel Mestre deverá ser a aposta da equipa. Rinaldo Nocentini é outro corredor que deve estar entre os 5 ou 10 primeiros, pois o italiano é explosivo, está na luta pela geral e quer as bonificações. Dentro da W52-FC Porto não é de descartar Raul Alarcon. Em relação a hipóteses para a fuga elegemos Jesus Ezquerra, Domingos Gonçalves, Simone Ravanelli, Jasper de Laat, Benat Txoperena, Bjorn Thurau e Sebastian Baldauf.
Super-Jokers
Os nossos super-jokers são Fabian Liehnard e Mikel Bizkarra.