top of page

Antevisão da 5ª etapa da Volta a Portugal


As primeiras diferenças na geral já foram feitas e amanhã o cenário pode ser o mesmo. O Santuário de Santa Luzia acolhe a chegada de amanhã, num final em que alguns ciclistas podem tentar recuperar o tempo perdido hoje.

Percurso

Temos o regresso da média montanha, com a ligação de 180 quilómetros entre Boticas e Viana do Castelo. O início não é nada fácil, com uma contagem de 3ª categoria a definir a fuga do dia. A meio da etapa ainda há a ascensão de Covide, com 8.5 kms a 4.9%, uma contagem de 2ª categoria. Após os sprints intermédios de Vila Verde e Barroselas temos então a chegada ao Santuário de Santa Luzia, em Viana do Castelo, um final algo selectivo, com 3500 metros a 4.1% de inclinação média.

Favoritos

Esta chegada já não é uma novidade na Volta a Portugal, nos últimos anos por aqui terminou 2 vezes com Rui Sousa e José Gonçalves a triunfarem. Já este ano, também foi final de uma tirada no GP Jornal de Notícias.

Quem aí triunfou foi Raul Alarcon. O camisola amarela está muito forte, levando já dois triunfos, e nas chegadas ao sprint também está sempre dentro dos melhores. Amanhã, numa chegada mais dura, o espanhol tem grandes possibilidades de vencer, ele que tem uma rápida ponta final.

Esta é a primeira grande oportunidade para Rinaldo Nocentini triunfar. O italiano esteve muito bem hoje, numa subida longa demais para as suas características, o que indicia que esteja em grande forma. Amanhã é uma subida melhor para ele, porque é mais curta e explosiva, podendo utilizar a sua ponta final.

Outsiders

Amaro Antunes foi o último a trabalhar para Raul Alarcon hoje e mostrou grande disponibilidade física. Não deverá ter liberdade para atacar, mas tem estado muito atento nas chegadas ao sprint que existiram, pelo que não será uma surpresa vê-lo a discutir a etapa.

O espanhol Vicente Garcia de Mateos ainda procura a primeira vitória e amanhã tem uma grande chance. Na chegada a Bragança mostrou ainda ter uma boa ponta final e amanhã se estiver bem colocado tem tudo para triunfar.

Hoje surpreendeu-nos a forma como Krists Neilands subiu Senhora da Graça acima. Superou todas as expectativas e depois de o termos visto a fazer 2º em Bragança, pode muito bem vencer. Pode aproveitar o facto de ter alguma liberdade.

Possíveis surpresas

Gustavo Veloso não parece ser o mesmo de outros anos, no entanto nunca podemos descorar o galego, já que tem uma boa ponta final e se for a aposta da W52/ FC Porto não deverá desiludir Nuno Ribeiro. César Fonte esteve em destaque nas duas vezes que a Volta terminou aqui, terminando sempre no top 10. É o líder da LA Alumínios-Metalusa-BlackJack, pelo que terá todo o apoio no final. Daniel Mestre foi 2º classificado nesta chegada no GP Jornal de Notícias e hoje, esteve muito bem, ao rebocar Sergio Paulinho. Se tiver liberdade, é um perigo. José Gonçalves já aqui venceu e Domingos Gonçalves pode muito bem repetir o feito do seu irmão, já que tem características semelhantes às do ciclista da Katusha. Dentro da RP-Boavista, atenção a João Benta, que pode tentar um ataque como em Bragança. Das equipas estrangeiras, Marco Tizza, Antonio Parrinello e Fabian Liehnard são os maiores perigos.

Super-jokers

Os nossos super-jokers são Ian Bibby e Patrick Schelling.


Posts Recentes

    Segue-nos

    • Twitter Social Icon
    • Facebook Long Shadow
    bottom of page