top of page

Antevisão do prólogo da Volta a Portugal


Acabou a espera! A Volta a Portugal abre com um prólogo pelas ruas da capital, onde se farão as primeiras diferenças entre os homens da classificação geral.

Percurso

A 79ª edição da Volta a Portugal começa nas ruas de Lisboa, com um esforço individual de 5,4 quilómetros contra o cronómetro. Estes 5400 metros são completamente planos, têm partida e chegada na Praça do Império, seguindo pela Avenida da Índia e fazendo o retorno perto do Viaduto de Alcântara.

Favoritos

É um esforço muito específico, mas pode haver algumas surpresas. Em Portugal não há muitos prólogos, portanto as referências são escassas e esta é uma boa oportunidade para os corredores de equipas estrangeiras fazerem um bom resultado.

Gustavo Veloso defende-se bem em todo o tipo de terreno e este não é excepção. O galego quer desde já envergar a camisola amarela e distanciar-se dos seus rivais. Anda sempre muito bem no prólogo no Trofeu Joaquim Agostinho e já por 2 vezes fechou em 2º em prólogos na Volta a Portugal, 2014 e 2015.

Damien Gaudin é um ciclista pesado, especialista em prólogos, e muito explosivo. Este ano já conta com 4 vitórias, 1 delas no prólogo na Volta ao Luxemburgo, onde havia concorrência de peso. Em 2013 chegou a triunfar no prólogo no Paris-Nice.

Outsiders

Vicente Garcia de Mateos é um sprinter que vem da pista, mas entretanto transformou-se num corredor capaz de discutir classificações gerais. Ainda tem alguma explosão, essencial para estes esforços e está aqui no grande objectivo da época.

Domingos Gonçalves é o actual campeão nacional de contra-relógio, ele que, sendo explosivo, também se defende neste tipo de distâncias curtas, recordando que é corredor para sprintar em certas chegadas.

Rinaldo Nocentini sempre andou muito bem nos prólogos que disputou em Portugal, 3º e 4º no Trofeu Joaquim Agostinho e 9º no prólogo da Volta a Portugal do ano passado. Diz que está em grande forma, portanto é de esperar um bom resultado.

Possíveis surpresas

Daniel Mestre é um nome a ter em conta, bastante explosivo, tem melhorado imenso a sua prestação em prólogos, tendo 4º no ano passado. Entre as equipas portuguesas eventualmente Raul Alarcon, Samuel Caldeira, Sérgio Paulinho e Filipe Cardoso também poderão fazer um bom resultado, apesar deste prólogo ser curto demais para alguns. Das equipas estrangeiras é preciso ter olho em German Tivani, alguns bons resultados em prólogos ultimamente, em Krists Neilands, defende-se bem nos contra-relógios, e principalmente com Alex Frame, já no pódio em 2 prólogos este ano. O próprio Ian Bibby também costuma andar bem em prólogos, a par de Jason Lowndes, um ciclista muito pesado, e do seu companheiro Zakkari Dempster.

Super-Jokers

Os nossos Super-Jokers são Thery Schir e Russel Downing.


Posts Recentes

    Segue-nos

    • Twitter Social Icon
    • Facebook Long Shadow
    bottom of page