Rei da montanha do Tour deixa Team Sunweb para voltar a casa
Esta é claramente a transferência mais surpreendente dos últimos dias, mas uma mudança já vinha sendo falada há algum tempo. Warren Barguil, vencedor de 2 etapas e da classificação da montanha do último Tour assinou um contrato válido por 3 temporadas com a Fortuneo-Oscaro, deixando a Team Sunweb, onde estava desde 2012.
Warren Barguil foi um corredor que cedo deu nas vistas, em 2013, com apenas 21 anos ganhou 2 etapas da Vuelta e saltou para a ribalta, sendo visto como a grande promessa do ciclismo francês. No ano seguinte foi 8º na classificação geral da Vuelta, o que aguçou ainda mais o apetite, dada a tenra idade.
Só que em 2015 e 2016 os resultados não foram os melhores, em 2015 foi 14º no Tour e em 2016 ainda foi 6º na Liege-Bastogne-Liege e 3º na Volta a Suiça, para depois voltar a falhar no Tour. Este ano sim, foi um dos destaques da prova francesa, fazendo lembrar Richard Virenque, ganhou 2 etapas de alta montanha e levou a camisola das bolinhas para casa, mesmo após uma lesão grave no final de Abril.
Para nós é uma transferência que não faz muito sentido do lado de Warren Barguil, um corredor que finalmente confirmar todo o seu talento aos 25 anos, sai de uma equipa que está em clara evolução e onde tinha liberdade para atacar a maioria dos objectivos. Seria, com certeza, líder em pelo menos 1 das Grandes Voltas. A própria Team Sunweb está a mudar o seu ADN para atacar mais as classificações gerais. A única razão aparente é a vontade de Warren Barguil regressar ao seu país natal e a uma formação gaulesa. É que até a duração do contrato, 3 anos, compromete-o a ficar no escalão Profissional Continental algum tempo.
Do lado da Fortuneo-Oscaro é brilhante, uma formação deste escalão conseguir contratar um corredor deste calibre e fê-lo, com certeza, com a promessa que iria construir toda a equipa à volta dele. Aliás, também já foi anunciado o ingresso de Amael Moinard na formação gaulesa, experiente ciclista contratado à BMC e uma ajuda importante na montanha. Isto também garante praticamente o Wild Card para a Fortuneo nas provas francesas do World Tour.