top of page

Antevisão da 20ª etapa do Tour


Marselha será o palco na penúltima jornada do Tour, onde a grande batalha na classificação geral será mesmo pelo 2º posto.

Percurso

O dia de todos os retoques na classificação geral. Esses retoques vão ser dados com 22,5 quilómetros de esforço individual em Marselha. É um percurso que tem zonas para tudo, para os homens pesados ligarem o motor e para os tecnicistas se exporem nas curvas. Pelo meio há uma subida de 1,2 kms a 9,5%, uma colina duríssima.

Favoritos

Estando o Tour numa fase final, com o cansaço a fazer-se sentir é normal que conte mais a condição física do que a capacidade para o esforço individual. Esperem portanto alguns resultados menos esperados, efeito das 3 semanas e da colina bem dura a meio, tem que se gerir bem o esforço.

O esloveno Primoz Roglic tem de ser considerado um dos grandes candidatos. No contra-relógio inicial caiu e não conseguiu exibir toda a sua capacidade, mas entretanto voltou a encontrar-se na alta montanha e até ganhou 1 etapa. Não tem grande pressão e nota-se que ainda está algo fresco.

Esta escolha pode surpreender, mas elegemos Stefan Kung para fazer companhia a Roglic nesta categoria. Nota-se que o suíço tem vindo a poupar-se a pensar neste dia e é um talento que está a evoluir muito bem. É a derradeira chance da BMC levar algo para casa neste Tour. Ficou muito perto em Dusseldorf e pode vingar-se aqui.

Outsiders

Claro que Tony Martin é outro nome a ter em conta. O campeão do Mundo de contra-relógio pode dar à Katusha a vitória que a equipa tanto tem procurado. Martin, gostaria, por certo, de um percurso um pouco maior e sem aquela colina, que é algo explosiva, veremos se tem espaço para colocar o seu motor a funcionar.

Chris Froome vai dar tudo, mas pensamos que não vai correr riscos desmedidos e não vai arriscar tudo. Até porque tem a margem de 23 segundos para Bardet e 27 para Uran e sabe que estes dois são piores contra-relogistas que ele. Ainda assim, o britânico é um excelente especialista, de forma notável na parte final de Grandes Voltas e a condição física parece estar boa.

Jonathan Castroviejo já triunfou em 2 contra-relógios este ano e pretende repetir a façanha, principalmente depois do Tour que a Movistar tem feito. O espanhol não foi sujeito a muito trabalho e pôde poupar-se um pouco, vamos ver o que consegue fazer o campeão espanhol da especialidade.

Possíveis surpresas

Na Team Sky há 2 homens que provavelmente irão andar a fundo (para além de Froome e Landa), por causa da classificação colectiva. Vasil Kiryienka está em grande forma, mas hoje vimo-lo a trabalhar e a desgastar-se na frente do pelotão e Michal Kwiatkowski tem sido um dos ciclistas do Tour, controlando o pelotão durante 30 e 40 kms em etapas de montanha. Nenhum dos homens da classificação geral deve andar por aí além, Alberto Contador pode fazer top 10 e estamos curiosos em relação a Rigoberto Uran. De resto, os outros especialistas aqui presentes são Jasha Sutterlin, vice-campeão alemão, Stephen Cummings, campeão britânico, Maciej Bodnar, que já esteve perto de ganhar neste Tour e ainda Nils Politt e Taylor Phinney, com a possibilidade Dylan van Baarle ou até Mike Teunissen andarem bem.

Super-Jokers

Os nossos Super-Jokers são Daryl Impey e Thomas de Gendt.


Posts Recentes

    Segue-nos

    • Twitter Social Icon
    • Facebook Long Shadow
    bottom of page