Antevisão da 15ª etapa do Tour
Última etapa antes do dia de descanso e algumas montanhas estão no menu, será que os favoritos vão mexer na corrida?
Percurso
Outra etapa de média montanha no menu, grande parte da tirada é passada acima dos 900 metros de altitude. Nos primeiros 30 kms há uma contagem de 1ª categoria, o Montee de Naves d’Aubrac tem 8,9 kms a 6,4% e deve garantir uma fuga com bons trepadores. Segue-se uma subida de 3ª categoria e muitos quilómetro de sobe e desce.
A segunda metade da etapa tem outra contagem de 1ª categoria, o Col de la Peyra Taillade tem 8,3 kms a 7,4% e está a 30 kms da meta. A partir daí é sempre a descer até à meta, apenas com uma interrupção para uma subida de 4ª categoria com 1,9 kms a 6,8%, que está a 13 kms do final. Em caso de sprint o final não é fácil, com uma rotunda a 1700 metros, uma viragem apertada a 1200 metros o os metros finais em ligeira curva à direita.
Favoritos
Amanhã parece-nos claramente um dia para a fuga. Segunda-Feira é o dia de descanso, a última subida está muito longe da meta, e mesmo que seja atacada, dificilmente alguma equipa irá querer controlar a tirada para colocar as bonificações em jogo. A Team Sky não vai querer queimar mais que 3 elementos, a fuga só não resulta se a Ag2r La Mondiale estiver com ideias, isto porque a última subida é dura demais para um Michael Matthews passar.
O dia pode ser de Stephen Cummings, o britânico entra em poucas fugas, mas acerta quase sempre. Tem perdido tempo todos os dias e tem-se vindo a poupar, só deu tudo na 12ª etapa onde entrou na escapada e foi claramente o mais forte. O perfil é a sua cara.
Outra hipótese muito forte para a escapada é Tiesj Benoot, o belga que está a fazer a sua estreia em Grandes Voltas tem estado muito bem e, apesar de estar no top-25, está já a mais de 35 minutos e tem liberdade para fazer a sua corrida. Para além disso, tem ainda uma boa ponta final e pode somar a primeira vitória como profissional na maior competição do Mundo.
Outsiders
A BMC falhou o grande objectivo hoje de conquistar 1 etapa com Greg van Avermaet, e esperem ver Alessandro de Marchi amanhã ao ataque. O italiano é super-combativo, tem um motor enorme e é hora de alcançar a glória após trabalhar tanto para os seus líderes.
Caso a LottoNL-Jumbo dê liberdade a Primoz Roglic, o esloveno é um fortíssimo candidato amanhã. Tem ajudado George Bennett e este pode ser o último dia em que dá tudo, antes de se poupar para o contra-relógio final, outro enorme objectivo para ele.
Se por ventura o final for disputado entre os ciclistas da classificação geral, o dia pode pertencer a Rigoberto Uran. O colombiano tem seguido todos os ataques e inclusive já se aventurou ele mesmo ao ataque. Entre os favoritos é aquele com melhor ponta final.
Possíveis surpresas
Se o final for entre os favoritos há mais alguns com uma boa ponta final, como Daniel Martin, Warren Barguil e Damiano Caruso. Como mais opções para a fuga mencionamos Diego Ulissi, nesta que deverá ser a sua última real chance, Jan Bakelants, caso a Ag2r La Mondiale lhe dê a oportunidade, Serge Pauwels, que veio em excelente forma e está a subir muito bem, Jay McCarthy, talentoso australiano que também esteve muito bem hoje ou Tony Gallopin, que não quer ir para casa de mãos a abanar. Olho ainda em Laurens Ten Dam, Lilian Calmejane, Brice Feillu e Nicolas Edet.
Super-Jokers
Os nossos super-jokers são Ben Swift e Carlos Betancur.