LA-Alumínios-Metalusa BlackJack contrata costa-riquenho para o resto da temporada
A formação da LA Alumínios Metalusa-Blackjack começou a temporada com somente 8 elementos no seu plantel, na altura dissemos que provavelmente a equipa não ficaria por aqui em termos do número de ciclistas e assim foi. No final de Abril anunciou Guillaume de Almeida como complemento ao plantel e hoje anunciou Roman Villalobos, como reforço para o resto da temporada, mais especificamente o Grande Prémio Joaquim Agostinho e a Volta a Portugal em Bicicleta.
Então, quem é este Roman Villalobos? É um costa-riquenho de 27 anos que sempre correu na América do Sul, mas tem alguns resultados interessantes. Os primeiros resultados de destaque aparecem em 2012, quando foi 3º na Volta a Guatemala (onde bateu Daniel Silva e Delio Fernandez) e 2º na Volta à Costa Rica. Em 2014 voltou a ser 4º na competição caseira e em 2015 ganhou mesmo a Volta a Guatemala e foi 2º na Volta à Costa Rica.
No ano passado voltou a repetir resultados de destaque nessas competições, revalidando mesmo o título na Volta a Guatemala, mas deu mais nas vistas no Tour de San Luis, prova argentina onde Nairo Quintana foi 3º. Aí foi 9º na classificação geral e 2º na classificação da montanha. Completou a excelente temporada triunfando em competições locais. Este ano assinou pela primeira vez na carreira por uma equipa continental, a formação mexicana da Canel’s Specialized, mas praticamente ainda só competiu em corridas que não fazem parte do calendário UCI. Foi 3º na prova de fundo e 4º no contra-relógio dos campeonatos nacionais.
É um reforço interessante, vindo de um mercado peculiar, que chega fresco, para uma equipa que estava a precisar de profundidade no plantel para a Volta a Portugal. Parece ser um especialista na montanha, pois não há grandes indicações da sua valia no contra-relógio. Será mais um corredor para ajudar a levar Edgar Pinto o mais bem posicionado possível.