top of page

Baby Giro está de volta e começa amanhã, 3 portugueses vão estar presentes


Pela primeira vez desde 2012 irá realizar-se o “Baby Giro”, uma espécie de Giro para corredores sub-23, numa prova parecida com a Volta a França do Futuro, mas em moldes ligeiramente distintos. Em vez de selecções irão estar presentes equipas e Portugal conta com 3 representantes, com aspirações legítimas de um brilharete em algumas etapas.

Ao todo estarão à partida 28 equipas, com 6 ciclistas cada uma, perfazendo um total de 174 corredores. Os atletas nacionais presentes serão Ivo Oliveira, com o dorsal 32, em representação da Axeos Hagens Berman, André de Carvalho, com o dorsal 166, em representação da Cipollini Iseo Serrature Rome ASD e João Almeida, com o dorsal 212, representando a UnieuroTrevigiani-Hemus1896, ambas formações transalpinas. Os corredores portugueses estarão de olho nas etapas mais planas ou nos finais em grupos restritos para poder fazer um bom resultado.

Esta prova irá decorrer de 9 a 15 de Junho, com um total de 7 etapas, sendo que a 5ª etapa está dividida em 2 sectores. O percurso é bem interessante, começa com uma etapa de média montanha com partida e chegada a Imola, segue-se uma chegada num ligeiro topo e a 3ª etapa tem 5 contagens de montanha num sobe e desce constante, a última a 15 kms do final. Com a 4ª etapa a ser para os sprinters puros, o 5º dia deve animar as coisas, primeiro uma chegada em alto em Osimo, da parte da manhã e depois um contra-relógio de 14 kms à tarde, com uma colina pelo meio. A penúltima tirada não tem praticamente um metro plano e contém uma chegada em ligeiro topo e por fim temos a etapa rainha, onde tudo se vai decidir, num final na categoria especial de Campo Imperatore, os últimos 40 kms são quase sempre a subir.

Os últimos 4 vencedores desta prova foram Cayetano Jose Sarmiento, Carlos Betancur, Mattia Cattaneo e Joe Dombrowski, mas para além destes nomes (alguns bem conhecidos), já fizeram aqui top 20 corredores como Julian Arredondo, Fabio Aru, Enrico Battaglin, Winner Anacona, Matteo Busato, Moreno Moser, Davide Formolo, Diego Rosa, Davide Villella ou Ilnur Zakarin, Curiosamente, o vencedor do último Giro, Tom Dumoulin, participou nesta prova, tendo feito 42º em 2010.

Então, quem são os favoritos à vitória este ano? Dentro do nosso desconhecimento dentro de muitas equipas italianas, apontamos os colombianos Sergio Martinez, Jhon Rodriguez e Wilmar Paredes, o russo Pavel Sivakov, o britânico James Knox, os australianos Lucas Hamilton e Jai Hindley, o irlandês Edward Dunbar e ainda o norte-americano Neilson Powless como grandes candidatos. Independentemente de quem ganhe, será certamente uma competição e experiência enriquecedora para quem participe, e aproveitamos este artigo para desejar boa sorte a todos, em especial aos portugueses que estarão em competição, Ivo Oliveira, André Carvalho e João Almeida!


Posts Recentes

    Segue-nos

    • Twitter Social Icon
    • Facebook Long Shadow
    bottom of page