Percurso da Volta a Portugal revelado
Aí está o percurso completo da Volta a Portugal 2017. A informação é dada pelo jornal “A Bola” na edição escrita de hoje e confirma praticamente tudo o que já mencionámos num artigo no dia 20 de Abril, desde o figurino das 3 primeiras etapas, ao local do dia de descanso, à chegada a Guarda. Fazendo as contas, serão 11 dias de competição com 4 chegadas em alto e 2 esforços contra o cronómetro.
A capital recebe o dia inaugural, com um prólogo nas ruas do centro de Lisboa. A 1ª etapa irá manter-se na área metropolitana, com partida em Vila Franca de Xira e chegada a Setúbal, com passagem pela Serra da Arrábida no menu. As ligações entre Reguengos de Monsaraz e Castelo Branco e Figueira de Castelo Rodrigo e Bragança serão de transição antes da alta montanha entrar na Volta a Portugal.
A chegada à Senhora da Graça ocorre na 4ª tirada, desta vez com partida em Boticas e Santa Luzia, em Viana do Castelo irá receber o final da 5ª jornada, antes do dia de descanso em Fafe, um dia com partida na cidade de Braga. Logo após o dia de folga irá haver a chegada a Santo Tirso, com final na Senhora da Assunção, antes de mais uma jornada de ligação entre Gondomar e Oliveira de Azeméis.
A prova irá decidir-se nos últimos 2 dias, no penúltimo teremos uma dupla passagem pela Torre e o final íngreme na cidade da Guarda, uma etapa com um perfil semelhante à do ano passado e o palco de todas as decisões será em Viseu, presença recorrente da Grandíssima, que vai contar com um contra-relógio que provavelmente terá entre 30 a 40 quilómetros de extensão.
Em relação às equipas presentes, confirma-se o que mencionámos, a presença das equipas da Israel Cycling Academy, Armee de Terre, Bike Aid e Unieuro, às quais se juntam a Euskadi-Murias e Lokosphinx. A Caja Rural, presença até habitual prefere ir ao Tour of Utah, devido à proximidade da prova portuguesa com a Vuelta. Ainda assim não é de descartar a presença de Rafael Reis, até porque é provável haver uma equipa com uma espécie de “selecção nacional”.
Este ano o percurso até melhorou na sua abrangência, só não passará pelos distritos de Faro, Beja, Leiria e Santarém, com o regresso de Évora e Portalegre, mas julgamos que peca noutro departamento. Não percebemos a escolha de colocar as principais etapas a dias de semana, a chegada à Senhora da Graça e o contra-relógio final na Terça-Feira (este provavelmente para coincidir com dia 15, que é feriado) e a chegada à Guarda na Segunda-Feira. Isto irá impedir muitos fãs da modalidade de assistir ao vivo ao espectáculo e provavelmente reduzir o número de espectadores. Ao Domingo teremos os finais em Oliveira de Azeméis e Castelo Branco, o que na nossa opinião é um erro crasso.
Fonte: Jornal "A Bola".