top of page

Antevisão da 1ª etapa do Giro


Chegámos finalmente às Grandes Voltas! O primeiro camisola rosa da edição 100 do Giro d'Italia vai ser decidido ao sprint. Nesta primeira etapa, as dificuldades quase não existem, pelo que os sprinters estarão na luta pela etapa e pela liderança da primeira Grande Volta da temporada, numa chegada técnica a Olbia.

Percurso

As primeiras pedaladas do centenário do Giro serão dadas em Alghero, uma cidade da Sicília. A chegada será em Olbia, 206 quilómetros depois. Depois de um início plano, a primeira subida categorizada do Giro surge ao quilómetro 68, com o Multeddu (4.6 kms a 3.3%). A subida de Trinita d'Agultu (6.1 kms a 4,4%) fica a meio da tirada, sucedendo-se, de seguida, uma longa fase de plano até à dificuldade final.

A última 4ª categoria da jornada fica a 20.9 kms da chegada. É o San Pantaleo (3,3 kms a 5.6%), que é mais dura do que aquilo que parece e pode colocar alguns sprinters em dificuldades. Os quilómetros finais podem ver o reagrupamento de alguns homens rápidos que tenham ficado para trás já que o final é totalmente plano. Quando faltarem 3500 metros, tudo se torna mais complicado, com uma curva de 90 graus, aparecendo outra a 2 kms do fim, com 50 metros de pavê. À entrada do quilómetro final, nova curva de 90 graus, sendo que a última aparece a 600 metros da chegada, numa estrada larga e plana.

Favoritos

Com um final técnico é de prever que os comboios sejam bastante importantes, pelo que nem todos os sprinters se vão adaptar bem a este final de etapa.

Assim, temos que colocar Fernando Gaviria como o principal candidato. A QuickStep tem dos melhores comboios da prova, com Davide Martinelli, Iljo Keisse e Maximiliano Richeze a serem as peças da carruagem. Se Richeze entrar na frente com Gaviria será quase impossível batê-lo, ainda por cima numa reta da meta não muito longa, favorecendo a explosão que o colombiano tem.

Consideramos que o seu grande rival será Caleb Ewan. O “Pocket Rocket”começou a temporada da melhor forma, com 4 triunfos mas desde lá não venceu no entanto tem sido muito regular. Tem aqui uma grande oportunidade de liderar uma Grande Volta e conta com um em forma Alexander Edmonson e um sempre fiel Luka Mezgec para o lançar e uma velocidade de ponta fantástica.

Outsiders

Andre Greipel é um dos 3 melhores sprinters da prova, a par dos dois já referidos, no entanto não o colocamos na categoria superior pois nunca costuma vencer no início das provas e em finais técnicos não se adapta muito bem. Também o seu comboio não está bem oleado, contando com Sean de Bie, Moreno Hofland e Jasper de Buyst, o que não é bom para um início de prova.

Para a primeira etapa, pensamos que a Bora-Hansgrohe vai apostar em Sam Bennett. O irlandês deu um salto qualitativo esta temporada, vencendo uma etapa no Paris-Nice e estando na discussão de outras provas. Matteo Pelucchi não deve passar a subida final, pelo que deverá confiar em Rudiger Selig para o deixar bem posicionado.

Sacha Modolo adora finais técnicos por isso tem que ser os um dos candidatos. Vem de vencer duas etapas na Volta a Croácia, onde mostrou excelente forma física. Assim, deve estar melhor aqui e tem em Roberto Ferrari um fiel lançador que o coloca sempre no sítio certo. Se for preciso, também sabe andar de roda em roda, em busca do triunfo.

Possíveis surpresas

Giacomo Nizzolo parte apenas com a Volta a Croácia nas pernas, depois de uma longa paragem devido a lesão, por isso não podemos esperar muito dele. Mesmo assim, quer já começar a pontuar para tentar revalidar a classificação por pontos e pode surpreender. Kristian Sbaragli é um homem certo no top 10, ainda para mais com aquela dura subida a 20 kms da chegada, que vai cansar as pernas daqueles que não passam tão bem, no entanto a vitória é complicada. Se passar a subida, algo que achamos complicado. Jakub Mareczko é um sério candidato aos primeiros lugares, isto se estiver bem colocado, já que o posicionamento não é o seu ponto forte. Por fim, destacamos Phil Bauhaus, ciclista que já venceu por duas vezes na Volta a Portugal, e Viacheslav Kuznetsov.

Super-jokers

Os nossos super-jokers são Ivan Savitskiy e Vincenzo Albanese.


Posts Recentes

    Segue-nos

    • Twitter Social Icon
    • Facebook Long Shadow
    bottom of page