top of page

Antevisão do Abu Dhabi Tour


Para terminar as provas na Península Arábica, temos o Abu Dhabi Tour, competição onde os trepadores serão os grandes protagonistas da geral, mas onde os sprinters terão mais oportunidades. Rui Costa estará presente e terá uma palavra a dizer em relação à geral.

Percurso

A primeira etapa tem um total de 189 kms, com partida e chegada em Madinat Zayed, sendo o dia mais longa da competição. A maior parte da tirada será feita no deserto, pelo que o vento pode vir a aparecer, no entanto devemos ter uma chegada ao sprint.

Ao segundo dia, continuam as etapas ao sprint, Serão 153kms, numa tirada feita em redor de Abu Dhabi.

O dia de todas as decisões está marcado para a terceira etapa, com a chegada a Jebel Hafeet. Apenas os 10,8 kms finais interessam por serem a subida final. Têm são a subir a uma inclinação média de 6,6%. O mais difícil está até aos 3000 metros finais, quando surgem rampas a 11%. A partir daqui, a subida torna-se mais fácil, com o vento a tornar-se o principal obstáculo.

Para a quarta etapa, temos o famoso circuito de Yas Marina (5,5 kms), que os ciclistas vão percorrer por 26 vezes.

Favoritos

Como estamos em Fevereiro, podem existir surpresas, no entanto as grandes figuras aqui presentes já correram e têm aqui mais uma prova para ganhar quilómetros e testarem as pernas em Jebel Hafeet, subida que definirá a classificação geral.

Nairo Quintana venceu como quis a Volta a Comunidad Valenciana, triunfando de forma categórica na etapa rainha. Aqui volta a ter mais uma subida que se adapta às suas características e se há corredor que pode ir montanha acima sozinho é o pequeno colombiano.

O holandês Bauke Mollema é o líder assumido da Trek. Mollema vem de vencer a Vuelta a San Juan, prova onde se mostrou muito forte, apesar de não ter triunfado numa única etapa. A sua forma parece ser boa e, se conseguir aguentar as investidas de Quintana e outros nas parte mais dura, tem tudo para vencer pois tem uma boa ponta final.

Outsiders

Uma adição de última hora foi Alberto Contador. O espanhol decidiu vir aos Emirados depois de ver que precisava de mais ritmo competitivo. Esteve já a um bom nível na Andaluzia, perdendo por uma unha negra a geral e a etapa rainha. Diz que vem para trabalhar para Mollema mas, numa prova com apenas uma subida, se o holandês passar menos bem, Contador pode ter carta branca para atacar a corrida.

Um dos ciclistas do momento é Rui Costa. Parece que a mudança de equipa fez bem ao poveiro, que já venceu uma chegada em alto e vem de 3 pódios em etapa mais um 2º posto na geral do Tour of Oman. As subidas aí eram mais duras que esta e o português parece estar a subida melhor que nunca. Se sobreviver até ao final, a sua ponta final pode dar-lhe o triunfo.

Fabio Aru é um ciclista que costuma começar mal a temporada, no entanto depois de um fraco início de Tour of Oman, foi 2º na Green Mountain e 3º na geral, mostrando que a sua forma não é assim tão mau e consegue estar com os melhores. Pode aproveitar a guerra entre os maiores favoritos para se distanciar deles e, pode, mesmo, aguentar com eles até ao fim.

Possíveis surpresas

Muitos ciclistas que estão nesta categoria poderiam Vincenzo Nibali estar nas categorias acima referidas. Tejay van Garderen faz a inauguração na temporada e, nos últimos inícios de ano, foi sempre 2º nas primeiras competições da temporada. Romain Bardet desiludiu no Tour of Oman, mas as quedas foram o que impediram o francês de ter uma melhor atuação, pelo que já teve tempo para recuperar disso e estar na luta. Vincenzo Nibali esteve razoável na Vuelta a San Juan e deve apresentar-se em melhor forma, podendo estar na luta pela prova. Merhawi Kudus também tem sido um dos destaques da temporada, mas com mais figuras de topo vai ser difícil vê-lo a triunfar. Robert Gesink, Steven Kruijswijk, Rafal Majka, Tom Dumoulin, Diego Ulissi e Ilnur Zakarin são outros nomes a ter em atenção para o top 10.

Super-jokers

Os nossos super-jokers são Gianluca Brambilla e Roman Kreuziger.


Posts Recentes

    Segue-nos

    • Twitter Social Icon
    • Facebook Long Shadow
    bottom of page